Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crianças são curadoras de mostra no Museu de Arte Contemporânea

13 de Junho de 2019 às 23:51

Crianças são curadoras de mostra no Macs Ana Ruas apresenta “Floresta encantada”, com uma das obras coproduzida pelas crianças. Crédito da foto: Divulgação

Um grupo de crianças de 6 e 12 anos de idade assina coletivamente a curadoria da nova exposição do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs), que será aberta neste sábado (15), às 9h. Intitulada “Desbravando o acervo”, a exposição permanecerá em cartaz até 3 de agosto, com entrada gratuita.

Em uma dinâmica coletiva, as crianças fizeram a curadoria das obras que pertencem ao acervo permanente do museu, que dialogam com a mostra “Floresta encantada -- seres e saberes”, da artista sul-matogrossense Ana Ruas, que também será aberta amanhã, na sala 2 do galpão.

A exposição é resultado do projeto “Desbravadores do acervo”, desenvolvido com intuito de aproximar o público infantil do Macs e estimular o interesse das crianças pelo rico mundo das artes visuais. Desta forma, durante quase um mês, o museu tem promovido uma série de atividades lúdicas e educativas, por meio de jogos, brincadeiras e muita conversa, que instigam, motivam e desafiam a criatividade e o gosto por aprender dos pequenos.

De acordo com a presidente do Macs, Cristina Delanhesi, a ideia foi permitir o contato das crianças com os bastidores da instituição, envolvendo, ainda, a conquista de um grande desafio: a realização uma exposição com a curadoria inédita das crianças.

Nas oficinas de curadoria infantil, uma turma composta por dez curadores mirins, na faixa etária de 6 a 12 anos, pôde entender toda a operação do museu, desde a preparação da reserva técnica até a elaboração da exposição em si.

À frente da curadoria, vivenciaram também a função de criar uma narrativa para unir as obras com o público. As atividades foram conduzidas pela artista visual e educadora Laura Mattos, que é coordenadora do educativo do Macs.

Crianças são curadoras de mostra no Macs Felipe Serto, de 6 anos, “descobriu” a existência de obras além das pinturas. Crédito da foto: Divulgação

Felipe Serto, de seis anos, é um dos “desbravadores” do acervo do museu “Eu gostei de poder escolher as obras. Tinham obras que eram pintadas e outras que eram fotos. Eu achei que só existiam as pintadas”, conta.

Laura Mattos comenta que, diante da rotina acelerada de vida atual, trabalhar o tema “arte” com os filhos é sempre um processo desafiador e oferecer isso às crianças é uma proposta que fará a diferença na adolescência e vida adulta.

“Desperta a sensibilidade com um olhar crítico e transformador”, diz. Imagine, então, como foi passar por tudo isso para quem já era apaixonada pelo tema, como Maria Eduarda Ruz, de 9 anos. “Eu estou adorando e como eu gosto de arte, para mim, está sendo uma experiência muito legal”, relata.

A exposição traz em sua ficha técnica os nomes dos pequenos curadores e os visitantes poderão ouvir os depoimentos dessas crianças sobre suas impressões por meio de QRCode. “É um convite para que o público também interaja com a proposta, conhecendo um pouco sobre esses desbravadores mirins”, conclui Cristina.

“Floresta encantada”

Simultaneamente à exposição “Desbravando o acervo”, o Macs recebe, na sala 1 de seu galpão, a exposição “Floresta encantada -- seres e saberes”, da artista Ana Ruas. Com curadoria de Fábio Magalhães, a mostra contará com um grande painel coproduzido na semana passada por um grupo de crianças de 1 ano e meio a 7 anos e que está sendo finalizado pela artista hoje.

Crianças são curadoras de mostra no Macs O museu tem promovido atividades lúdicas e educativas com as crianças. Crédito da foto: Divulgação

A obra faz parte da série “Floresta Encantada”, iniciada em 2016. Desde então, a pintora realiza trabalhos que têm a coparticipação direta ou indireta de crianças. “Foi durante um encontro com crianças que surgiu a ‘Floresta encantada’, pois eu nunca subestimo o comentário de uma delas. Os comentários são sensíveis, sinceros e elas não têm medo de se expor. Existe, sim, um encantamento desprovido de críticas nos olhares e comentários. E isso dá uma liberdade incrível! Estou muito feliz de participar desta exposição com o Macs e, mais ainda, porque, pela primeira vez, um museu abre as portas para eu participar desse processo com as crianças dentro do espaço da exposição”, reflete a artista.

Segundo o curador do Macs, Fábio Magalhães, o painel de 3 metros x 3,30 metros que a artista Ana Ruas está desenvolvendo no Macs é uma construção inédita, mas faz parte de um processo de criação participativa que envolve crianças e que já foi apresentado no Museu de Arte Contemporânea de Campo Grande (MS) e na Fundação Memorial da América Latina, em São Paulo.

“A mostra de Ana Ruas no Macs será enriquecida pela presença de seres cujas vidas se nutrem da floresta e nela se ocultam para se protegerem. A proposta ‘Floresta encantada -- seres e saberes’ propicia uma experiência fascinante com a arte e com a natureza”, afirma Magalhães.

O horário de funcionamento da mostra é das 10h às 17h, de terça a sexta e, aos sábados, das 10h às 15h. O Macs na avenida Dr. Afonso Vergueiro, 280, ao lado da antiga estação ferroviária. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos