Buscar no Cruzeiro

Buscar

‘Contos radiofônicos’ completa 150 episódios

27 de Junho de 2019 às 23:00

‘Contos radiofônicos’ completa 150 episódios O trabalho foi realizado pelo núcleo de radioteatro da Cia. das Artes Dramáticas (CAD), de Sorocaba. Crédito da foto: Divulgação

Depois de dois anos e três meses no ar, chega ao fim neste sábado (29), com 150 episódios, a série “Contos radiofônicos”, produzida pelo núcleo de radioteatro da Cia. das Artes Dramáticas (CAD), de Sorocaba.

Com roteiro e direção de Julio Carrara, o projeto independente mantém desde março de 2017 o canal de audiodramaturgia “CADnoar” na plataforma YouTube. Publicados sempre às quartas-feiras, todos os 150 episódios ficarão disponíveis para apreciação gratuita, formando um vasto acervo de contos radiofônicos com histórias que giram em torno de mistério, assombração, loucura e morte. “Foi um trabalho que exigiu muito de mim. Os episódios eram independentes, sem ter uma ligação entre si, exceto pelo universo ‘noir’, do sobrenatural e da loucura, que nortearam o conjunto da obra, totalizando três mil laudas de roteiro”, diz Julio.

[irp posts="41440" ]

 

Carrara ressalta que a série, a princípio, teria 200 episódios, que chegaram a ser escritos, mas decidiu abreviar seu final para evitar que o projeto “caísse na mesmice”. O projeto contou com participação de dezenas de atores de diferentes gerações, com destaque para nomes consagrados da dramaturgia como Neusa Maria Faro e o casal Afonso e Elvira Gentil, pioneiros do teatro sorocabano. “Estou muito feliz com o resultado”, avalia Carrara.

Rodrigo Moura, um dos atores da série, destaca que como uma arte que sobrevive amparada pelo avanço da tecnologia e a democratização do espaço virtual, o áudio drama vem alertar a importância do hábito de ouvir narrativas orais. “Estamos nos esquecendo de que nossos ouvidos também são capazes de estimular nossa mente e nossas emoções”, afirma. A atriz Jéssica México revela que sentiu medo diante do convite para participar do projeto. “Nunca tinha gravado algo parecido. E a primeira vez que gravei percebi o grande desafio que era [...] Foi um processo muito enriquecedor, um grande laboratório para o ator”, diz.

O último episódio que será disponibilizado neste sábado (29), às 20h30, se chama “Bastardo”, e conta a história de um médico que visita fazenda que tem interesse em comprar considerada “assombrada”. Lá, ele descobre a história de Rosaura, herdeira da propriedade que após a morte do pai descobre que tem um irmão com quem tem que dividir os bens. (Felipe Shikama)