Buscar no Cruzeiro

Buscar

Com medidas de segurança, cinemas retomam atividades em Sorocaba

24 de Outubro de 2020 às 00:01

Com medidas de segurança, cinemas retomam atividades Nas salas do Cinépolis, placas colocadas nos assentos mostram quais poltronas estão livres. Crédito da foto: Fábio Rogério (22/10/2020)

Depois de sete meses com as salas de cinema fechadas por conta da pandemia do novo coronavírus, a rede de cinema Cinépolis, responsável pelo complexo do shopping Cinépolis Iguatemi, reabriu ao público na última quinta-feira (22) seguindo os novos protocolos de segurança definidos pelos órgãos competentes. Os complexos Cineplay, do Sorocaba Shopping, e Cine Panorâmico, do Shopping Panorâmico, já tinham voltado a operar há duas semanas. A operadora Cine Araújo informa que retomará as atividades nos complexos do Shopping Cidade e Pátio Cianê Shopping na próxima quinta-feira (29).

Apesar do longo período longe das telonas, os cinéfilos ainda têm se mostrado cautelosos em retornar às salas de cinemas. Além disso, até o momento, as principais distribuidoras têm evitado lançar títulos de maior apelo comercial, preferindo aguardar para um melhor momento -- econômico e sanitário. Para se ter ideia, dos seis filmes que estrearam nesta semana, quatro são produções modestas, feitos fora de Hollywood.

Melhora gradual

Gerente do Cineplay, do Sorocaba Shopping, Fabio Miura admite que o retorno do público ainda tem sido tímido, mas ele aposta em uma melhora gradual, nas próximas semanas. Das oito salas do complexo, quatro foram reabertas com 40% da capacidade. As poltronas não foram “bloqueadas” para manter o distanciamento de dois metros entre os espectadores na sala, mas funcionários fazem o controle para garantir o distanciamento entre as pessoas, exceto quando são da mesma família.

Considerada a maior operadora de cinemas da América Latina e segunda maior do mundo em ingressos vendidos, a Cinépolis informa que reforçou seus controles já existentes de segurança e bem-estar e adotou medidas mais rigorosas de limpeza e higiene.

A reportagem do Mais Cruzeiro conferiu a reabertura do complexo e constatou que há banners nas dependências do cinema informando os protocolos de segurança visíveis para o público, adesivos no chão indicando o distanciamento seguro entre espectadores. Em diversos pontos dos cinemas foram colocados displayers de álcool e o intervalo mínimo entre as sessões aumentou para 40 minutos, para que as salas sejam limpas e higienizadas.

A bilheteria continua funcionando, mas a rede incentiva a compra de ingressos on-line e nos terminais de autoatendimento. Neste caso, o cliente consegue ver um mapa da sala, com as poltronas disponíveis e bloqueadas. No entanto, quem quiser curtir a sessão ao lado de algum parente deve comunicar os funcionários do local no momento da compra dos ingressos, para que seja feito o remanejamento dos assentos disponíveis.

A bomboniere, que antes tinha fila única, ganhou novas filas, com caixas mais espaçados, para evitar aglomeração e o cardápio foi reduzido, limitado apenas a pipoca, refrigerante e suco e pão de queijo. Já o atendimento personalizado na sala VIP está suspenso temporariamente.

Saudades da telona

Com medidas de segurança, cinemas retomam atividades Os amigos Raylon e Renan estavam com saudade da telona. Crédito da foto: Fábio Rogério (22/10/2020)

Aficionado por cinema, o jovem Raylon Gabriel Ferreira, de 20 anos, e o amigo Renan Camargo Viana, também de 20 anos, relatam que estavam com saudades de assistir uma projeção em tela grande. “[Ir ao cinema] era um hábito que foi interrompido. Eu estava ansioso para voltar”, disse Ferreira, logo depois de adquirir o seu ingresso para ver “Os novos mutantes”. Viana acrescenta que mesmo com a possibilidade de retorno ao “novo normal”, é preciso manter os cuidados necessários durante a pandemia. “Se a gente sentir confiança, de que é seguro, a gente volta”, assinala. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos