Buscar no Cruzeiro

Buscar

Coletivo TT8 muda o palco em tempos de pandemia

25 de Março de 2021 às 00:01

Coletivo TT8 faz teatro em tempos de pandemia O diretor/professor Hamilton Sbrana e os atores/alunos da oitava turma do curso técnico em teatro do Senac Sorocaba. Crédito da foto: Divulgação

A oitava turma do curso técnico em teatro do Senac Sorocaba estreia amanhã (26) a apresentação on-line do espetáculo “Decameron XXI”. A montagem faz parte do trabalho de conclusão de curso e precisou ser adaptada para o formato virtual em razão da pandemia do novo coronavírus. Será transmitida às 20h pelo canal do YouTube do grupo, denominado Coletivo TT8, com acesso livre.

O título tem sua inspiração no nome da famosa obra literária do italiano Giovanni Boccaccio, que contém cem novelas escritas entre 1348 e 1353. A obra fala sobre sete mulheres e três homens que decidem se isolar no campo para fugir da peste que assolava a cidade de Florença na época. A versão “Decameron XXI”, adaptada e dirigida por Hamilton Sbrana, apresenta 15 jovens atores isolados em casa, protegendo-se das “pestes” que os cercam na atualidade.

Em comum, o fato de terem trabalhado virtual e coletivamente na construção de cenas com trechos de textos clássicos do teatro mundial, com notórios autores: Aristófanes da Grécia antiga, Calderón de La Barca, Nelson Rodrigues e Plínio Marcos, entre outros. O fio condutor discute e questiona este momento tão conturbado mundialmente.

“Decameron XXI”, tendo o vídeo como linguagem, aborda questões antigas que infelizmente ainda são atuais como guerras, ascensão do capitalismo, pandemia, e, por fim, horrores e inércia de governantes. Os temas atemporais abordados nesse projeto permitirão ao público estabelecer uma comparação entre o cenário de barbárie e o fenômeno de retrocesso observado nos dias atuais.

Além de atuarem, os alunos trabalharam juntos na musicalidade do espetáculo e também na edição de vídeo. Compõem o elenco: Alê Santana, Cristina Massuda, Eve Scapol, Gabrielle Langkammer, Garbila Bizutti, Jazzy Diangelis, Jéssica México, Joelma Manfio, Lyes, Math Caruso, Mikael Schuck, Nanda Luz, Natasha Amaral, Robson de Moura e Roger Vinícius.

Com 20 minutos de duração, a peça é indicada para maiores de 14 anos. Após a transmissão, será realizado um bate-papo pela plataforma Google Meet, com disponibilização do link ao final da apresentação.

Curso

O Coletivo TT8 é a primeira turma noturna do curso técnico em teatro do Senac Sorocaba, iniciada em 2020. Logo, a primeira a ser concluída com encontros 80% remotamente, adequando-se à nova realidade.

O curso tem uma carga horária de 800 horas com unidades curriculares de interpretação, criação, improvisação, história do teatro mundial, caracterização, expressão do corpo, expressão da voz, interpretação para TV/Cinema/ Vídeo e construção de projetos culturais, além de várias montagens cênicas no seu decorrer. (Da Redação)