Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cinesolarzinho chega a Brigadeiro Tobias nesta sexta (3)

02 de Maio de 2019 às 22:41

No interior do veículo existem 100 assentos e um telão No interior do veículo existem 100 assentos e um telão. Crédito da foto: Fábio Eufrazio / Divulgação

A região do bairro Brigadeiro Tobias recebe nesta sexta-feira (3) as atividades do projeto Cinesolarzinho, um cinema itinerante que utiliza energia solar para a exibição de filmes. As sessões de curtas-metragens ocorrem 18h30 e às 19h30, na Praça Alberto Sarti, e a entrada é gratuita. Mais cedo, das 14h às 17h, ocorrerá oficina gratuita de vídeo na Associação Inhayba para moradores do bairro.

[irp posts="85351" ]

 

Esse tipo de cinema solar é pioneiro no Brasil e consiste em uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para a elétrica, a mostra de filmes e apresentações artísticas em espaços públicos. Nas sessões de cinema, voltadas para as crianças e toda a família, um apresentador fará a mediação entre os filmes e o público. Já a oficina de vídeo terá uma abordagem de técnicas básicas de atuação, gravação e roteirização, chamada “Oficinema solar”. Abordando temáticas ambientais e locais, o filme é produzido pelos participantes e exibido na mesma noite, durante a sessão de cinema.

No interior do veículo há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e so, e até um estúdio de gravação. Desde 2013, o Cinesolar já realizou cerca de 900 sessões de cinema em 345 cidades de todo o País, chegando a reunir 160 mil pessoas, além de 305 oficinemas, com um total de cerca de nove mil participantes. O projeto Cinesolarzinho é uma versão para crianças do Cinesolar, que tem patrocínio do Atacadão, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), apoio da Prefeitura de Sorocaba e da marca de baterias Heliar, e realização da Brazucah Produções, Ministério da Cidadania e governo federal.

A Associação Inhayba está localizada na Estrada do Sol, s/n, Caixa de Luz 3.000. Já a Praça Alberto Sarti fica na avenida Bandeirantes, em frente ao número 3.994, em Brigadeiro Tobias. Em caso de chuva, as sessões de cinema ocorrerão na Bocha do Centro Esportivo, que fica ao lado da Praça Alberto Sarti. (Da Redação)