Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cinemas em Sorocaba recebem quatro estreias nesta semana

23 de Janeiro de 2020 às 00:01

“Um espião animal” chega como uma sátira dos filmes de espionagem, enquanto “A divisão” retrata situações reais que aconteceram no Rio de Janeiro na década de 90. Crédito da foto: Divulgação

 

Crianças e adolescentes que gostam de cinema ainda podem aproveitar o finalzinho das férias escolares para acompanhar as novidades que chegam hoje nas salas de Sorocaba: a animação “Um espião animal”, que satiriza filmes de espionagem, e a comédia romântica adolescente “O melhor verão das nossas vidas”, protagonizada pelas integrantes do BFF Girls, grupo formado por ex-participantes do The Voice Kids. Ainda estreiam hoje mais dois filmes, o terror “A possessão de Mary” e “A divisão”, baseado em fatos reais que aconteceram no Rio de Janeiro.

Com direção de Vicente Amorim, “A divisão” é sobre o Rio da década de 1990, período em que teve início uma onda de sequestros. Quando o secretário de segurança e o chefe da polícia encarregam três policiais corruptos a acabarem com a situação, a Delegacia Antissequestro precisa entrar em ação.

De acordo com o crítico de cinema Hiccaro Rodrigues, que escreve para o site Estação Nerd, após “Tropa de elite”, diversos filmes nacionais tentaram o posto de melhor filme policial. “Porém fracassaram e nem são dignos de nota. Por mais atual que seja, mostrar a realidade brasileira não é algo tão simples”, afirma. Na sua avaliação, “A divisão” é o que se sai melhor na tarefa de mostrar a corrupção e violência que ainda existem na polícia brasileira.

Para Hiccaro, o diretor acertou na retratação da época. “Seja nas vestimentas ou nas propagandas estampadas nas paredes da favela, tudo é muito bem feito. O diretor acerta também nas cenas de tensão e ação. Em algumas cenas o diretor usa a câmera em primeira pessoa para transmitir a tensão da situação”, comenta.

Uma única ressalva é com relação ao tempo do filme. “A duração do longa é que não acompanha esses destaques, são mais de duas horas de filme que poderiam ter sido reduzidas, o longa se perde em alguns momentos na suas sub tramas, mas nada que venha a atrapalhar a experiência”, diz.

Com direção de Vicente Amorim, “A divisão” é sobre o Rio da década de 1990. Crédito da foto: Divulgação

Igualmente, o cinéfilo Fábio Furtado conferiu e gostou do resultado. Conforme escreveu para o site Nerd Break, o filme é dinâmico e tem uma trama pesada e densa em alguns momentos, se aprofundando na podridão do “negócio do sequestro”. “A divisão”, diz ele, leva para as telas “uma trama envolvente, tensa e que te faz se sentir na pele da vítima e de sua família”. Fábio afirma que o diretor Vicente Amorim conseguiu passar um pouco para o público sobre os horrores de um sequestro.

Já o terror “A possessão de Mary” não foi bem aceito pela crítica. Com direção de Michael Goi e tendo no elenco os atores Gary Oldman, Emily Mortimer e Owen Teague, a história é sobre David, um capitão que compra um navio abandonado que está em leilão. Logo depois que ele embarca com a família em sua jornada inaugural, eventos estranhos e assustadores começam a aterrorizar a todos.

Bruno Carmelo, editor do site Papo de Cinema, afirma que a sensação de medo e pavor que o filme pretende invocar nos espectadores fica muito aquém do esperado. Para ele, a produção recai num problema típico do terror comercial contemporâneo: somar medos incompatíveis entre si na busca de aumentar a potência da trama.

Ainda de acordo com Bruno, o filme fornece um compilado dos clichês mais gastos do terror comercial pós-1990. “O produto visa um tipo de sensação e construção imagética tão gastos que chega a surpreender a presença de grandes nomes como Gary Oldman e Emily Mortimer nos papéis principais”, pontua.

Bruno ainda observa que parte do público reclama das críticas exigentes sobre filmes desse gênero dizendo que se trata “apenas um filme de terror”, mas ele lembra que o nivelamento por baixo desrespeita não apenas o cinema inovador, político e provocador de tantos diretores de terror ao longo dos tempos -- ele cita nomes como os de John Carpenter, Dario Argento, George A. Romero --, mas também as iniciativas excepcionais de jovens cineastas como Robert Eggers, Ari Aster, Jordan Peele.

Bruno justifica muito bem a necessidade de uma crítica sincera. E se você achou que ele “pegou pesado”, Arthur Eloi, do Omelete, seguiu o mesmo caminho em sua avaliação. De acordo com Arthur, “o filme é o melhor exemplo de um longa preguiçoso e sem alma, que não tenta nada de novo. É muito pior do que um que mira alto demais, fracassa mas se diverte no processo”.

“O melhor verão das nossas vidas” é protagonizado pelas integrantes do BFF Girls. Crédito da foto: Divulgação

Para crianças e adolescentes

A animação “Um espião animal” mostra as aventuras de Lance Sterling, o melhor espião do mundo, que precisa unir forças com o inventor Walter para salvar o dia. Elogiada, a produção conta com as vozes dos atores brasileiros Lázaro Ramos (personagem Lance Sterling) e Taís Araújo (Marcy). Conforme críticos, a promessa é agradar também aos adultos. Nicolaos Garófalo, do site Omelete, afirma que a produção trata do tema sátira de espionagem de forma original e com personagens carismáticos. Conforme ele, o filme “traz um novo olhar para comédias de agentes secretos, optando por manter o carisma dos personagens como o grande pilar do longa.” Pablo Bazarello, do Cinepop, também elogia, dizendo que o filme apresenta boas piadas.

Por fim, o longa “O melhor verão das nossas vidas”, é protagonizado pelas integrantes do BFF Girls, grupo formado pelas ex-participantes do The Voice Kids: Bia Torres, Giulia Nassa e Laura Castro. Na história, três melhores amigas são aprovadas para participar da final de um famoso festival de música. Porém, elas descobrem que estão de recuperação na escola e precisam arranjar uma maneira de comparecer ao festival em Guarujá sem que seus pais descubram.

Ao lado das protagonistas, fazem parte do elenco outros nomes conhecidos do público jovem como Giovanna Chaves, cantora e atriz que participou da novela “Cúmplices de um resgate”, da série “Samantha!”, da Netflix, e do filme nacional “Nada a perder”); Enrico Lima (cantor, filho de Chitãozinho); Murilo Bispo (ex-integrante do The Voice Brasil 2018); e Bela Fernandes (cantora e atriz no ar atualmente na novela “As aventuras de Poliana”, do SBT). (Daniela Jacinto)

Galeria

Confira a galeria de fotos