Buscar no Cruzeiro

Buscar

Audiovisual

Mostra Cine Sesi-SP exibe curtas-metragens brasileiros em julho

A seleção contempla ficções, documentários e animações que transitam entre o drama, a comédia, o experimental e o poético

23 de Junho de 2025 às 17:58
Da Redação [email protected]
O curta
O curta "O Céu Não Sabe o meu Nome" será exibido no dia 16 de julho (Crédito: Divulgação)

Ao longo do mês de julho, entre os dias 2 e 23, o Sesi Sorocaba exibe curtas-metragens brasileiros na “Mostra Cine Sesi-SP”. As apresentações são gratuitas e acontecem no Teatro do Centro Cultural Sesi Sorocaba, localizado na Vila Independência. O objetivo da ação é democratizar o acesso à cultura.

Desta forma, a mostra reúne produções nacionais de diferentes regiões do país, e propõe um panorama da diversidade estética, temática e cultural do curta-metragem brasileiro. A seleção contempla ficções, documentários e animações que transitam entre o drama, a comédia, o experimental e o poético.

Entre os temas, os filmes abordam questões como afeto, ancestralidade, cotidiano periférico, meio ambiente e relações familiares, por meio de narrativas inovadoras.

Para os interessados, os ingressos já estão disponíveis para reserva no site Meu Sesi.

 

Programação

2 de julho

Mitos Indígenas em Travessia - Brasil, 2012. Classificação indicativa: Livre

Seis histórias indígenas dos tempos antigos das etnias Kuikuro (Aldeia Afukuri, terra indígena Parque do Xingu, Mato Grosso), Javaé (Aldeia São João, terra indígena Parque do Araguaia, Ilha do Bananal, Tocantins) e Kadiwéu (Aldeia São João, terra indígena Kadiwéu, Mato Grosso do Sul). Entre as histórias: A Ema, O Menino-Peixe, As Mulheres Sem Rosto, A Via Láctea, A Menina-Cobra, e O Urubu-Rei.

Animação/ Fantasia/ Aventura, 13min

Direção: Julia Vellutini e Wesley Rodrigues em colaboração com as comunidades da Aldeia Afukuri (Kuikuro), Aldeia São João (Javaé) e Aldeia São João (Kadiwéu)

 

Teo, o Menino Azul - Brasil, 2022. Classificação indicativa: Livre

Teo é um menino inconformado com os problemas do mundo e com o egoísmo da humanidade. Após um sonho, Teo tem uma ideia fantástica de como resolver esses desafios e trazer paz ao mundo.

Animação, 11min

Direção: Hygor Amorim



O Cangaceiro e o Leão - Brasil, 2012. Classificação indicativa: Livre

Pedro tem como tarefa escolar elaborar um projeto sobre o aquecimento global. Para isso, ele contará com a assistência de seu intrépido avô, que se tornará um valioso aliado nesta missão.

Animação, 13min

Direção: Arnaldo Galvão

 

O Barco - Brasil, 2024. Clasificação indicativa: Livre

Uma ilha isolada, uma adolescente e sua mãe. Um barco aporta no atracadouro, trazendo promessas e desejos. Contra a vontade da mãe, a menina parte para conhecer o mundo e, alguns anos depois, retorna trazendo na bagagem paixões e memórias. O filme discute sobre ritos de passagens e transformações inerentes à vida.

Animação (stop motion), 17min

Direção: Rodolpho Pinotti


9 de julho

Bug - Brasil, 2023. Classificação indicativa: Livre

Em um mundo distópico desolado, onde a humanidade foi extinta há muito tempo, um robô busca peças para reconstruir um companheiro enquanto cuida de um oásis precioso – uma estufa radiante que se ergue como um frágil testemunho da beleza que um dia adornou a Terra. Em sua jornada, ele encontra um besouro, formando uma valiosa amizade. Juntos, eles embarcam em uma jornada repleta de descobertas, trazendo esperança e conexão em meio à desolação.

Animação, 8min

Direção: Andrey Oliver, Enzo Bonini, Marina Lobo, Julia Marques e Pedro Mancini

 

Marina Não Vai à Praia - Brasil, 2014. Classificação indicativa: Livre

Um grupo de adolescentes do interior de Minas Gerais prepara uma excursão para o litoral. Marina, uma garota com síndrome de Down, deseja conhecer o mar. Impedida de viajar com sua irmã, ela busca outros caminhos para realizar seu sonho.

Aventura/ Drama, 17min

Direção: Cássio Pereira dos Santos

 

Oceano - Brasil, 2018. Classificação indicativa: Livre

Para honrar um compromisso, Lucia atravessa um oceano.

Ficção, 15min

Direção: Amanda Pontes e Michelline Helena

 

Pra te Ver de Novo - Brasil, 2023. Classificação indicativa: Livre

Pode o coração nunca desacelerar por um amor? Por quanto tempo será possível nos deixar conduzir por um afeto? Até onde ele pode nos levar? É possível enganar a memória? Estas reflexões permeiam os caminhos e a mente de Rafa no desejo de reencontrar Rosa, seu primeiro amor.

Ficção, 15min

Direção: Felipe Cunha


16 de julho

Aperto - Brasil, 2020. Classificação indicativa: Livre

O que de mais valioso você guarda em sua caixa de memórias?

Ficção/ Drama, 15min

Direção: Alexandre Estevanato

 

Moventes - Brasil, 2023. Classificação indicativa: Livre

Um retrato particular sobre a migração de uma família de Natal para São Paulo.

Drama, 11min

Direção: Jefferson Cabral

 

O Céu Não Sabe meu Nome - Brasil, 2024. Classificação indicativa: Livre

Em um dia qualquer, Preta falece enquanto regava o seu jardim no quintal. No outro canto da cidade, sua neta se desloca ao seu encontro para tomar um café. Presente e passado se fundem na memória de ambas, permitindo-nos conhecer cada pedaço da história da matriarca que acabou de fazer sua passagem, abrindo caminho para quem ficou ressignificar e seguir mais forte no agora.

Drama, 21min

Direção: Carol AÓ

 

Século - Brasil, 2011. Classificação indicativa: Livre

Conosco, o amor. Entre nós, o tempo.

Ficção/ Drama, 12min

Direção: Marcos Pimentel

 

23 de julho

O Pretzel da Vovó - Brasil, 2022. Classificação indicativa: Livre

Na véspera de Natal, Bianca (Cibele Gonçalves) decide realizar o último desejo de sua avó: achar um doce que ela comia quando era criança. Bianca procura em diversos locais, mas não encontra nenhum parecido com o que a sua avó descreveu. Quase desistindo, decide ter fé e acreditar na magia do Natal para continuar seguindo em frente.

Comédia dramática, 8min

Direção: Tales Ordakji

 

Poropopó - Brasil, 2023. Classificação indicativa: Livre

Poropopó é um curta-metragem de ficção do gênero infantil, que une os conceitos de “filme sem diálogos” e “estética de desenhos animados”, para narrar, de forma inovadora, a história de uma família de palhaços que deixa um pequeno e decadente circo para trás e parte em busca de melhorar suas vidas na cidade grande. Sempre vestidos a caráter, esta família incomum é composta por Migué, o pai; Domytilla, a mãe; a bebê Bolota; e o filho Tony, nosso herói. Na tentativa de se adaptar à nova vida urbana, Tony e família transitam entre a realidade e a fantasia, trazendo o encanto do circo de volta para suas vidas diárias.

Comédia física, 15min

Direção: Luís Antônio Igreja

 

Psico SA - Brasil, 2023. Classificação indicativa: Livre

Pedro está afastado do trabalho após um colapso nervoso devido à forma opressora que seu chefe age com os funcionários. Durante seu tratamento com a psicóloga, mensagens reveladoras e um inesperado insight aparecem em suas visões. Pedro retorna ao trabalho e encontra respostas para seu insight.

Drama/ Comédia, 17min

Direção: Alessandro Guimarães

 

Um Dia de Preguiça - Brasil, 2021. Classificação indicativa: Livre

O filme conta a história de Bininha, um bicho-preguiça em seu habitat natural, que, de repente, surpreende com uma mudança radical em sua rotina. Até onde as ações do ser humano na natureza interferem na sanidade dos animais selvagens? A temática do filme traz questionamentos pertinentes ao momento atual, à nossa relação com o meio ambiente e aos impactos que causamos nos animais e em seu habitat.

Ficção, 10min

Direção: Deinha Baruqui e Léo Campos