Buscar no Cruzeiro

Buscar

CineFest Votorantim encerra inscrições com recorde de 729 candidatos

19 de Setembro de 2019 às 21:45

CineFest Votorantim tem recorde de 729 inscritos A última edição do CineFest aconteceu em 2016 e reuniu um público de 7 mil pessoas. Crédito da foto: Reprodução / Facebook

As inscrições para a 11ª edição do CineFest -- Festival de Cinema de Votorantim, encerradas no último domingo, reuniram um número recorde de 729 filmes candidatos. De acordo com os organizadores, os esses serão agora examinados por uma equipe curatorial e a lista dos curtas selecionados deverá ser divulgada até meados de outubro.

[irp posts="155007" ]

 

Os filmes são procedentes de 26 estados brasileiros sendo que São Paulo foi o que mais inscreveu, totalizando 255 curtas, seguido do Rio de Janeiro, com 113, e Paraná, com 52. Da região norte e nordeste, o estado com mais inscritos foi Pernambuco com 38 curtas, o que reforça a tradição de ser um Estado de grandes nomes do cinema, como Kleber Mendonça Filho, Cláudio Assis e Gabriel Mascaro, seguido da Bahia com 34. Já na região centro-oeste, o Distrito Federal inscreveu 27 filmes, seguido de Goiânia, com 21. Da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) foram recebidos 38 inscrições.

Ainda de acordo com os organizadores do festival, dos 729 curtas, 56% são de ficção, 27% são documentários, 11,7% falam sobre a temática ambiental, 8,9% se incluem como videoclipe e 8,1% são animações. “Com mais de 700 filmes inscritos, vindos de todas as regiões do País, pudemos identificar uma grande conscientização e preocupação dos realizadores, iniciantes na grande maioria, com relação aos diversos temas que estão em discussão na atual sociedade brasileira. Sob essa ótica, e pela grande quantidade de filmes inscritos, mais uma vez o CineFest prova a sua força dentro do audiovisual brasileiro”, afirma Marcelo Domingues, curador do CineFest.

O festival que ocorrerá entre os dias 18 a 30 de novembro, em Votorantim, será dividido nas seguintes mostras: Mostra Pindorama (nacional), Mostra Cachoeira (regional), Mostra Raízes (ambiental), Mostra Musical (videoclipes), todas essas em caráter competitivo. Há ainda a Mostra Paralela (curtas-metragens nos bairros), Mostra Inclusiva (exibição audiovisual com áudio e vídeo descrição direcionada ao público com deficiência auditiva e visual) e Mostra Um Minuto (exibição de vinhetas criadas por alunos da rede pública de ensino).

História

O festival teve sua primeira edição como Curta Vídeo Votorantim no ano de 2004. Devido ao seu grande sucesso ao longo dos anos, transformou-se em 2009 em um festival de abrangência nacional, passando assim a chamar-se CineFest Votorantim. Na última edição em que ocorreu, em 2016, o 10° CineFest Votorantim teve a duração de 13 dias. O festival atingiu 7 mil pessoas, recebeu 660 inscrições, selecionou e exibiu 95 curtas.

O festival tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e difusão de obras audiovisuais produzidas na região e no Brasil, incentivar a formação de profissionais por meio de debates, oficinas, workshops e discussões sobre novas tendências e linguagens, além de fomentar a formação de público na área do audiovisual.

O 11º CineFest será realizado pela Totem Cultural e Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC-ICMS, com patrocínio do Instituto Votorantim e Votorantim Energia, e conta com o apoio institucional do Sesc Sorocaba, Prefeitura de Votorantim e Bamberg. (Da Redação)