Buscar no Cruzeiro

Buscar

CineFest divulga lista de selecionados para participar de mostra

17 de Outubro de 2019 às 00:01

CineFest divulga lista de selecionados “Mercado de trabalho trans: luta e resistência” reúne depoimentos de pessoas transgênero, como Uma Reis Sorrequia, sobre desafios e preconceito. Crédito da foto: Reprodução

O 11º CineFest Votorantim divulgou, na tarde desta quarta-feira (16), a lista de curtas selecionados para participar das mostras da edição deste ano, que acontece entre os dias 18 a 30 de novembro. Com um número recorde de 728 inscritos, foram escolhidos 74 curtas, sendo 26 para a Mostra Nacional, sete para a Mostra Paralela, cinco para a Mostra Inclusiva, 13 para a Mostra Musical, seis na Mostra Ambiental e 18 para a Mostra Regional. Nessa, um dos selecionados foi o documentário “Mercado de trabalho trans: luta e resistência”, com direção dos jornalistas Larissa Pessoa e Fábio Devito, do Jornal Cruzeiro do Sul

Escolhidos

A lista de filmes selecionados na Mostra Regional possui vários representantes de Sorocaba. Estão entre os escolhidos as ficções “A montanha acima de nós”, dirigida por Samuel Gomez Carvalhé, “Apague a luz”, de Márcio Moraes, “Existo”, de Bruno César, “Precipitarso”, de Thiago “Ogat” Spinardi, “Procura-se sonhadores”, de Daniel Gouveia, “Tina e o saci”, de Antonio Donato e Augusto Torrine e “Ventre”, de Guilherme Machado. Entre as animações de Sorocaba foram selecionadas “Me, By J-Money”, de Daniel Bruson, “Momento psicodélico no 13 -- breech delivery”, também de Daniel Bruson, e “Tobias tatu”, de Júnia Consani. A Mostra Regional terá ainda entre os documentários, “Tarifa dinâmica”, de Chores Rodrigues e Allan Yzumizawa, e “Mercado de trabalho trans: luta e resistência”.

Trabalhos sorocabanos aparecem com destaque, entre os escolhidos, na Mostra Paralela -- com a animação “O curupira”, de Augusto Torrine --, e na Mostra Musical com os videoclipes “Se hoje tá assim, imagina o amanhã”, de Francisco El Hombre com direção de Dani Libardi, e “Morte e vida uterina”, de Paula Cavalciuk com direção de Daniel Bruson.

Produzido conjuntamente com uma reportagem publicada no caderno Mix da edição de 17 de agosto deste ano, no jornal Cruzeiro do Sul, de autoria da repórter Larissa Pessoa, “Mercado de trabalho trans: luta e resistência” reúne depoimentos de pessoas transgênero sobre os desafios que enfrentam para conseguir um espaço no mercado de trabalho. O vídeo, de 12 minutos tem, além de direção de Larissa Pessoa e Fábio Devito, imagens e edição de Ednilson Jodar Lopes.

O 11º CineFest será realizado pela Totem Cultural e Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC ICMS, com patrocínio do Instituto Votorantim e Votorantim Energia, e conta com o apoio institucional do Sesc Sorocaba e da Prefeitura de Votorantim e apoio da Bamberg. (Da Redação)