Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cine-Vagão exibe o clássico ‘Tempos modernos’

27 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Cine-Vagão exibe o clássico ‘Tempos modernos’ “Tempos modernos”, de 1936, marca a despedida de The Tramp, clássico personagem que imortalizou Charles Chaplin. Crédito da foto: Divulgação

O Cine-Vagão exibe nesta quinta-feira (27) o clássico “Tempos modernos”, de 1936, no bairro Ângelo Vial, em Votorantim. A sessão começa às 19h30, na confluência da rua Raphael Parri com a avenida Reverendo José Manoel da Conceição. É preciso chegar com uma hora de antecedência para retirar o ingresso, já que há o limite de 50 lugares. Em caso de chuva muito forte, a sessão poderá ser reagendada pelos organizadores.

Dirigido por Charles Chaplin, o filme marca a despedida de The Tramp, o clássico personagem que imortalizou Chaplin na história do cinema. Em “Tempos modernos”, ele trabalha em uma indústria e, depois de muitos apuros com uma linha de produção acelerada, vai parar no hospital.

[irp posts="196137" ]

 

Ao longo dos 87 minutos da produção, Chaplin se envolve em muitas situações e vai preso por diversas vezes até encontrar Ellen Petterson (Paulette Goddard) -- com quem termina, ao amanhecer, em direção a um futuro incerto e esperançoso. O filme chegou a ser censurado em alguns países pelas críticas que faz à revolução industrial.

Projeto

O Cine-Vagão é um projeto realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura (FMC), promovido pela Prefeitura de Votorantim e idealizado pela jornalista votorantinense Juliane Cristine de Almeida. A iniciativa tem o intuito de apresentar clássicos do cinema entre 1930 a 1960, que também foram os anos do auge do transporte ferroviário no Brasil.

Ao todo, serão quinze sessões, realizadas duas vezes por mês, dentro de um carro de passageiros de 1951 da antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), o qual foi fornecido pela Sorocabana -- Movimento de Preservação Ferroviária. Restaurado, o vagão é equipado internamente com uma sala de cinema dotada de projetor, sistema de som e gerador para funcionamento dos equipamentos.

A próxima parado do Cine-Vagão será o bairro Protestantes, na passagem de nível da rua Fernando Arcuri Junior, onde haverá a exibição de “Mogli: o menino lobo” (dia 12), “As aventuras de Robin Hood”, dia 26, e “O mágico de Oz”, (9 de abril). (Da Redação)