Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cinco oficinas culturais gratuitas estão com inscrições abertas

01 de Abril de 2021 às 11:52

Link dos encontros será enviado por e-mail. Crédito da foto: Divulgação/Secom Sorocaba

Mais cinco oficinas culturais on-line e gratuitas serão oferecidas à população na segunda quinzena do mês de abril. As inscrições já estão abertas e as aulas acontecerão, ao vivo, pela plataforma Zoom. A iniciativa é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, realizada em parceria com a Prefeitura de Sorocaba. O objetivo do programa é aproximar pessoas de diferentes faixas etárias e com diferentes repertórios, promovendo um importante espaço de trocas de conhecimentos e experiências artísticas.

A oficina Introdução à Edição de Vídeo Digital acontecerá nos dias 20, 22, 27 e 29 de abril, das 10h às 12h, com a coordenação de Lucas Gervilla. Podem participar estudantes, jovens produtores, cineastas iniciantes e pessoas com idade a partir de 16 anos que queiram trabalhar como youtubers ou vlogers e, ainda, profissionais que passaram a exercer seus trabalhos por meio de vídeos durante a pandemia.

Não é necessário ter experiência prévia e nem ter equipamento profissional. Podem ser usados computadores, celulares ou tablets. As inscrições podem ser feitas até dia 6 de abril. São oferecidas 30 vagas para esse curso.

Outra opção é a oficina Fundamentos em Negócios de Música – Direito Autoral e Monetização, com Ricardo Cantaluppi, que ocorrerá nos dias 20, 22, 27 e 29 de abril, das 14h às 16h. Podem participar pessoas com idade a partir de 18 anos, como músicos, gestores públicos, agentes e produtores culturais, pesquisadores, representantes de coletivos e instituições culturais, produtores musicais, técnicos e operadores da área de entretenimento e demais interessados pelo tema. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de abril. São oferecidas 80 vagas.

Já, as aulas da oficina Personas Anônimas – Máscaras em Upcycling acontecerão nos dias 20, 22, 27 e 29 de abril, das 14h às 16h, com a coordenação de Daniel Normal. Upcycling é o processo de criar algo novo e melhor a partir de itens antigos. Em contraste com a reutilização ou a reciclagem, o Upcycling usa materiais existentes para melhorar os originais. São oferecidas 20 vagas para interessados em processos artísticos, com idade a partir de 16 anos.

Para participar, é necessário ter materiais que possam ser descartados, como roupas, acessórios, embalagens e caixas, além de cola quente, tesouras, estiletes, agulhas, linhas, cola branca, cola de tecido e grampeador. As inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de abril.

Também será oferecida a oficina Amor Romântico e Violências de Gênero: Análise das Mídias de Massa, ministrada por Amanda Rosa, com inscrições até dia 6 de abril. As aulas acontecerão nos dias 20, 22, 27 e 29 de abril, das 18h às 20h, e possui 40 vagas voltadas a produtores de conteúdo, educadores e demais interessados.

Por fim, a oficina Entre e Saias – Pequenos Recortes de uma Brincadeira Dançada para Quartos, Salas e Cozinhas será oferecida nos dias 26, 28 e 30 de abril, das 10h às 12h, sob a coordenação de Fernanda Iannuzi.

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de abril. São 20 vagas destinadas a pessoas interessadas a partir dos 16 anos de idade. É necessário ter uma tesoura e recortes de tecidos de 1,5 m x 1,5 m, que podem ser improvisados com toalhas de mesa ou lençol em desuso, por exemplo. O tecido escolhido será recortado e se transformará em uma saia.

O link dos encontros será enviado por e-mail. Mais informações podem ser obtidas no site: http://poiesis.org.br/maiscultura ou pelo e-mail: [email protected]. (Secom Sorocaba)