Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ceu das Artes terá oficina gratuita de cinema

24 de Agosto de 2018 às 07:54

cinema Espaço público, no Parque das Laranjeiras, receberá a atividade com 30 vagas – Foto: Emidio Marques/Arquivo JCS

O Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceu das Artes) do Parque Laranjeiras sediará a partir de outubro uma oficina gratuita de cinema ministrada pelo premiado cineasta Cleiner Micceno, que terá abordagem teórica e prática, resultando na produção de um curta-metragem.

Programado para ocorrer até o final de novembro, sempre às quartas-feiras, das 10h às 12h e das 13h às 16h, a oficina “Introdução a linguagem cinematográfica” tem vagas limitadas (30 no total) e para participar é necessário ter mais de 16 anos. Os interessados devem se inscrever pelo o e-mail [email protected]. De acordo com o coordenador da oficina, é necessário enviar nome completo, telefone de contato e uma breve carta de interesse.

A atividade foi contemplada no edital de formação cultural Secretaria de Cultura e Turismo de Sorocaba (Secultur). Segundo Micceno, o curso visa transmitir aos interessados noções de teoria, forma e estilo cinematográficos, voltadas à viabilização da produção de vídeo através de plataformas de fácil acesso. Ao longo dos encontros serão abordados temas como história do cinema, elaboração e decupagem de roteiro, divisão de tarefas dentro da produção, desenvolvimento e condução de cenas, captação de som, iluminação, fotografia e montagem, além de dicas e truques para produções de baixo custo. “Isso servirá de base para entusiastas do audiovisual, que aprenderão como desenvolver trabalhos que envolvam não só criatividade, mas também técnica, sem a necessidade de um grande orçamento”, diz.

[irp]

A ideia central da oficina, segundo cineasta, é desenvolver o pensamento crítico dos participantes e envolvê-los no processo de produção prático, já que ao final, será desenvolvido um curta-metragem ficcional ou documental com o envolvimento de todos os interessados. “Tanto o tema quanto o gênero, se ficcional ou documental, dependerá da vontade do grupo. A proposta é que o filme seja o resultado de uma ideia desenvolvida coletivamente”, complementa Micceno.

Curador do projeto Filmes Cult nas Quartas, realizado quinzenalmente na Bibilioteca Infantil Municipal, Micceno comenta que boa parte de seus filmes exibidos e premiados em festivais nacionais foram produzidos como resultado final de oficinas de audiovisual ministradas em cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), por meio do projeto Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.

Galeria

Confira a galeria de fotos