Buscar no Cruzeiro

Buscar

Catedral expõe obras de arte sacra até o dia 17 de abril

29 de Março de 2019 às 00:17

Catedral expõe obras de arte sacra até o dia 17 de abril A mostra é a primeira de uma série planejada para este ano. Crédito da foto: Manuel Garcia

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte recebe até o dia 17 de abril a exposição “Imagens da Paixão”, que reúne obras do acervo de arte sacra da Arquidiocese de Sorocaba. De acordo com o padre Tadeu Rocha Moraes, a exposição foi aberta na última terça-feira, dia 26, em virtude do calendário litúrgico da Quaresma.

As obras expostas datam dos séculos 18 e 19, todas em madeira policromada. A mostra é a primeira de uma série planejada para este ano e é resultado da proposta de democratização do acervo arquidiocesano.

De acordo com material de divulgação da Arquidiocese, a exposição visa proporcionar aos fiéis sorocabanos “uma volta ao passado”, não somente das saudosas procissões, mas à própria história de Jesus Cristo. O conjunto exposto traduz a sequência principal da paixão de Cristo, com a prisão do Cristo, lembrada na Quinta- Feira Santa após a ceia; o caminho doloroso do calvário com a pesadíssima cruz; e a crucificação, encerrando assim o percurso de sofrimento e dor aguardando a gloria da ressurreição.

Essas representações, segundo padre Tadeu, tem um vinculo histórico fundamental na vida do sorocabano já que, ainda de acordo com ele, as imagens percorriam as ruas da cidade na Procissão do Fogaréu, extinta há mais de um século. Um grande crucifixo na entrada da Catedral e a imagem de Nossa Senhora das Dores também compõem a exposição. (Da Redação)