Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cantata de Natal faz homenagem à história de Sorocaba

07 de Dezembro de 2018 às 06:30

Cantata faz homenagem à história da cidade A Cantata de Natal de Sorocaba voltou a ser realizada no ano passado, quando aconteceu no Jardim Maylasky. Crédito da foto: Divulgação

Um dos mais conhecidos cartões postais de Sorocaba, a Praça Coronel Fernando Prestes será palco e, ao mesmo tempo, personagem da Cantata de Natal 2018. Produzido pela Ferrratini Produções Culturais, neste ano com patrocínio da Sorocaba Refrescos (Coca-Cola), por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC-ICMS), do governo estadual, o espetáculo estreia no próximo dia 13 (quinta-feira), às 20h, e cumprirá temporada com sete apresentações gratuitas e abertas a toda população.

Neste ano, a cantata vai integrar a programação do 2º “Natal Mágico -- Paz na Terra”, realizado pela Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e pela Associação Comercial de Sorocaba. As apresentações ocorrem também nos dias 14, 15,16, 20, 21 e 22 de dezembro, sempre a partir das 20h30.

Com o tema “Marco zero”, o espetáculo contará a história de Dona Letícia, uma senhora que mora em um prédio no entorno da praça Central de Sorocaba, que deseja terminar a montagem da sua gigantesca árvore de Natal antes que suas filhas e netos, que moram no Rio Grande do Sul e em Mato Grosso, cheguem para a celebração natalina. Com dramaturgia de Hamilton Sbrana, o enredo tem como fio condutor esta senhora que, ao mostrar da janela a cidade para os netos, relembra e homenageia espaços importantes, personagens ilustres e momentos marcantes da história de Sorocaba.

Diretor da Ferratini Produções Culturais, Lucio Martini comenta que além dessa narrativa teatral, encenada por um elenco de 16 jovens atores, o espetáculo contará com um coral infantil composto por trinta vozes de crianças a adolescentes entre 7 e 14 anos de idade e coreografias executadas por um grupo de dança com 15 integrantes formado exclusivamente para a cantata.

Além de músicas clássicas do repertório natalino, o programa contará com canções de compositores da própria cidade, como Valter Silva (“O trem”) e Pedro Cameron (“Sinfonia tropeira”) que homenageiam Sorocaba por meio de seus vetores econômicos, como o tropeirismo, a industria têxtil e a ferrovia, acontecimentos tradicionais como a Romaria de Aparecidinha e personagens como João de Camargo.

Preparativos

Martini comenta que os preparativos para a Cantata de Natal começaram em junho, com ensaios do coral e dos grupos de teatro e dança, inicialmente na Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger, no Alto da Boa Vista e, depois, na sede do Sorocaba Clube, no Centro. Segundo ele, durante esse período foram confeccionados mais de 100 figurinos que serão usados no espetáculo, além de diversos adereços e elementos cênicos, valorizando a mão de obra de dezenas de profissionais locais. O produtor destaca o apoio recebido da iniciativa privada, que garantiu mais uma edição da já tradicional Cantata de Natal de Sorocaba -- entre 2007 a 2012, apresentado na Estação Ferroviária e retornou ano passado no Jardim Maylasky. Nas noites de apresentação, serão disponibilizadas cadeiras em frente ao palco, com espaço reservado para idosos, gestante e pessoas com mobilidade reduzida.

A equipe técnica da Cantata de Natal de Sorocaba é formada por profissionais renomados e experientes nas suas áreas e também na realização de outras edições do evento. Além de Lucio Martini, que assina a direção artística do espetáculo e é o regente do coral infantil e Hamilton Sbrana (dramaturgia e direção cênica), o espetáculo tem direção musical de Luciane Nagy Cação, coreografia de Telma Tessilla, arranjos musicais do maestro Evandro Rodriguese e trilhas de Julio Cesar Paz Junior. A direção de produção e executiva é de Fábio Ferraz.