Buscar no Cruzeiro

Buscar

CANAL 1

NOTAS

19 de Dezembro de 2024 às 21:20
Flávio Ricco / José Carlos Nery
Sônia Braga teve de tomar muito 
sol para fazer
Sônia Braga teve de tomar muito sol para fazer "Gabriela" (Crédito: GLOBO)

Vai mudar
O “Apito Final”, do Neto, terá um novo horário na programação da Band, a partir das suas edições de 2025. Em vez das 18h, será apresentado às 21h, no encerramento da rodada do futebol. Nem teria sentido seguir às 6h da noite, com bola rolando na Record no mesmo horário.

Diante disso
A Band estuda uma inversão de ordem em relação ao que existe hoje. “Perrengue” antes e o Neto depois, com o “Apito Final”.

Participação curta
Lucinha Lins, distante do vídeo já há algum tempo, vai reaparecer em “Dona Beja”, novela da Max, com estreia neste próximo ano. Trata-se de uma participação especial em poucos capítulos.

Mesmo drama
O caso da Lucinha é igual ao de tantos outros atores e atrizes, que são estupidamente colocados de lado, por serem considerados veteranos. Uma insanidade. Toda e qualquer história da vida, e nas novelas também precisa ser assim , deve contar com pessoas de diferentes idades. Essa escanteada em tanta gente tão boa não acontece em lugar nenhum do mundo.

Onde mora o perigo
Uma novela, no caso “Mania de Você”, que se dá ao luxo de ter Adriana Esteves em seu elenco e não consegue dar a ela uma personagem à altura, realmente é digna de melhores estudos. Vai capítulo e vem capítulo, e nada da Mércia alcançar o seu devido e merecido destaque. Longe, muito longe, da Carminha, Thelma, Catarina e tantos outros, que ela pode fazer tão bem.

Olha os tempos
Hoje, dá gosto ver elencos formados por pessoas as mais diferentes, algo que durante muito tempo as TVs tiveram dificuldade de fazer. Lembro que em “Gabriela”, só depois de testarem quase 80 atrizes negras, a escolhida Sônia Braga teve que tomar muito sol e fazer um escurecimento da pele.

E tem uma história
Antes de autorizar o seu livro virar novela, Jorge Amado fez questão de conhecer a atriz que faria a protagonista. Edvaldo Pacote, um dos homens de confiança do Boni, recebeu a missão de levar Sônia Braga para Salvador e fazer as devidas apresentações. E ela foi imediatamente aprovada. Começava praticamente por aí, a história da Sonia na televisão.

Opinião impopular
Porém, ainda sobre esse tema, escalação de novelas, verifica-se que as TVs passaram, com medo de críticas, a forçar um pouco a natureza, escolhendo atores e atrizes que muitas vezes não têm nem o branco dos olhos apropriados para alguns personagens. Forçam a natureza. E aí fica uma coisa mentirosa. Pode ver, que tem muito disso.