Buscar no Cruzeiro

Buscar

Canal 1

Documentários ajudam a preservar a memória

21 de Agosto de 2024 às 07:15
Cruzeiro do Sul [email protected]
Silvio e Gugu, nomes que marcaram a TV brasileira
Silvio e Gugu, nomes que marcaram a TV brasileira (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Teve um tempo em que as TVs aqui do Brasil não tinham a menor preocupação com o dia seguinte. E nem com o amanhã. A ordem era cuidar do hoje.

Sem contar os incêndios, que atingiram Record, Globo e Band, destruindo cenários e equipamentos. Além de suas próprias estruturas e instalações, uma boa parte da história de cada uma sumiu com o tempo.

Quase nada do passado foi conservado, a destruição aconteceu não só pelo fogo, mas também por imprudência ou simples descaso. Por exemplo, num dos momentos mais difíceis da TV Tupi, em São Paulo, quando J. Silvestre foi seu superintendente, por força da necessidade e para não paralisar as gravações das novelas por falta de fitas, ele autorizou que várias delas fossem apagadas do arquivo.

Entre programas e registros jornalísticos importantes, inclusive posses de presidentes, foram também muitos gols de Pelé, especialmente os do começo de sua carreira.

Felizmente, esta foi uma época e uma maneira de proceder que ficou no passado, porque agora, além de meios mais propícios, há sempre um interesse muito grande em preservar o que deve ficar na história e resgatar, em documentários, momentos e personalidades. Band, por exemplo, tem um arquivo maravilhoso e outras TVs, como SBT, Globo e Record, além da mesma preocupação, passaram a produzir documentários com o mesmo objetivo.

“Praça” fechada

Marcadas para hoje (21), as gravações de “A Praça é Nossa” foram suspensas. O elenco e, principalmente, Carlos Alberto de Nóbrega, em decisão aceita pela direção do SBT, entendem que não há clima para fazer um programa de humor.

Diante disso

“A Praça” que irá ao ar nesta quinta-feira será especial, com uma reprise de 7 de maio de 1987. Naquele dia, pela primeira e única vez, Silvio Santos participou de um outro programa que não fosse o seu ou o Teleton.

Sabe o que é legal?

Silvio Santos, numa determinada altura da carreira dele, fazia seus programas no SBT sem lacre nenhum. Entendeu que tudo podia. Interessante é que Ana Maria Braga, na Globo, também passou a ser muito assim. Fala e faz o que tem vontade. Escorregões, claro, que existem. Mas nada como a transparência e a verdade.

Assim como

Nos últimos dias, com a morte de Silvio Santos, ainda são enormes as homenagens a ele, com muitos reconhecendo as suas qualidades e outros, poucos é verdade, pesando em críticas. Assim como Rachel Sheherazade, em uma decisão que não cabe discutir e porque teve problemas na sua saída do SBT, preferir o silêncio. Todos com suas respeitadas razões. SS, ao que se saiba, nunca foi e nem cogitou ser “candidato a Papa”.

Reta final

Duda Santos (foto) voltou ao “set” de “Renascer” e concluiu sua participação na novela. Os trabalhos entram em contagem regressiva, já com muitas festas do elenco, mas a ordem é para que todos fiquem à disposição até a próxima semana para caso de alguma eventualidade.

A propósito

“Renascer” terá mesmo um esquema bem diferente daquele visto no encerramento do remake de “Pantanal”. Até hoje, nada de convidados especiais, atores que trabalharam no original. Como representantes das duas obras, somente Marcos Palmeira e Jackson Antunes.

Primeiros movimentos

Enquanto isso, a Globo deu a largada nas gravações de “Garota do Momento”, substituta de “No Rancho Fundo”, que terá Duda Santos e Maísa Silva nos principais papéis. Além das externas em andamento no Rio, o pessoal também vai se movimentar em Petrópolis, de amanhã até terça-feira da próxima semana. Estreia marcada para o dia 4 de novembro.

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos