Buscar no Cruzeiro

Buscar

Canal 1

Jornalismo presente no Carnaval

09 de Fevereiro de 2024 às 07:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Maju Coutinho e Alex Escobar
Maju Coutinho e Alex Escobar (Crédito: JOÃO COTTA / DIVULGAÇÃO GLOBO)

A partir da noite de hoje (9) começa a cobertura do Carnaval, com praticamente todas as TVs envolvidas. Algumas mais diretamente, outras nem tanto. O problema de todos os anos é a mesmice.

Há a vontade de fazer e marcar presença, mas sem alterar ou acrescentar rigorosamente nada ao de sempre. Se bobear até “dá uma sambadinha” pode aparecer.

Os desfiles das escolas de samba, por si só, já representam um espetáculo, um dos maiores do mundo em atrações e número de pessoas, mas que é muito mais agradável assistir pessoalmente, nos próprios sambódromos. Na televisão, porque há uma limitação natural, claro que não é a mesma coisa.

Muitas vezes é cansativo ou se transforma em um exercício de resistência para aquele que decide assistir, ao resistir ao sono e ficar acordado em plena madrugada. E, repito, nem tem como ser muito diferente.

O que pode ser mais atrativo e alterar a estaticidade desse quadro, como em outras tantas as situações, é tentar ampliar a participação do jornalismo, que pode ir muito além das escolas ou blocos. Procurar fazer a diferença. Dá mais trabalho? Claro que dá. Mas pode dar muito mais certo também.

João ao vivo

"Programa do João" será ao vivo, na Bahia  - RENATO PIZZUTTO / DIVULGAÇÃO
"Programa do João" será ao vivo, na Bahia (crédito: RENATO PIZZUTTO / DIVULGAÇÃO )

No embalo carnavalesco, neste sábado, o “Programa do João” (foto) vai ao vivo, direto da Bahia, como um esquenta para o Band Folia. Produção a postos, para trabalhar cima dos acontecimentos. E esta não será só uma primeira vez, porque há o desejo de repetir a experiência em outras ocasiões.

E como detalhe

Na Band, no quarto andar especialmente, onde ficam as mesas mais medalhadas, o “Programa do João” é motivo de comemorações. Tem crescimento na audiência e está muito bem apoiado comercialmente.

Figurinos - 1

Essa nota não tem o objetivo de criticar diretamente ninguém, mas é só um toque geral, que poderá ajudar algumas pessoas. Mesmo porque, quem faz vídeo tem que usar de alguns cuidados. Por exemplo, se apresentar bem, com roupas adequadas.

Figurinos 2

Nos tempos que o Boni cuidava de tudo na Globo, uma das suas preocupações era passar orientações neste sentido. Evitar cores berrantes, listradas e, enfim, vestir sempre o mais adequado para a ocasião.

Figurinos 3

Hoje, dadas as facilidades, os escorregões são muito menores. A maioria dos apresentadores ou apresentadoras passou a tomar cuidado com isso, porque, afinal de contas, é a imagem de cada um que está em jogo. Porém, e sempre tem um porém, e aqui ninguém vai cometer a indelicadeza de citar nomes, é importante também não forçar a natureza e querer usar paletós tão apertados. E ainda querer abotoar. No ar, fica péssimo. Uma olhadinha no espelho antes, mesmo com a pressa ou em horários madrugadores, pode ajudar.

Retorno à base

Número um do esporte da Band, Denis Gavazzi retornou ontem de Londres e já reassumiu o comando dos trabalhos por aqui. Ele foi para a reunião anual da Fórmula 1.

Internacional

O canal E! Entertainment vai mostrar no domingo, 18, a partir das 20h, a premiação do “People’s Choice Awards”, direto do Barker Hangar, em Santa Monica, Califórnia. Anitta concorre na categoria Artista Latina do Ano e o Brasil também será representado por uma categoria especial, que premiará o Influencer do Ano.

Galeria

Confira a galeria de fotos