Canal 1
‘Renascer’ precisa soltar as amarras
Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
O original de “Renascer”, levado ao ar de 8 de março a 13 de novembro de 1993, continua vivo na lembrança de muitas pessoas. Parece que foi ontem... Aliás, não bastasse isso, teve seu conteúdo, já há tempos, disponibilizado no Globoplay.
A nova estreia na Globo, segunda-feira (22), tem tudo para ser outro grande sucesso, mas algumas questões terão que ser enfrentadas e, convenientemente, superadas. Além de temas parecidos em exibição na sequência, a escolha de Marcos Palmeira para protagonista nos pareceu precipitada. Ele participou da primeira versão e também desempenhou um papel, com as mesmas características, na recente “Pantanal”. Por favor, nenhuma crítica ao excelente ator, mas por que não uma outra escolha?
Portanto, são fatores que já se apresentam como possíveis complicadores para Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, responsável pela adaptação. É grande a sua responsabilidade. Terá meio que reinventar a roda. Um caminho, que poderá ser interessante, é fazer crescer a importância e a história de outros personagens. Juliana Paes, por exemplo, a Jacutinga de agora, já deu a entender que esta será uma das propostas. Mesma personagem, mas com composições mais valorizadas. Aí pode funcionar.
A novela acompanha a saga de José Inocêncio, fazendeiro da zona cacaueira da Bahia, que rejeita o filho caçula, porque a esposa faleceu no nascimento dele. Um clássico do Benedito!
Tendências de conteúdo
Adriana Silva, a Dida, vice-presidente e diretora-geral da Floresta, vai marcar presença no Content Americas 2024, evento anual que conecta os mercados audiovisuais da América Latina e dos Estados Unidos, entre os dias 23 e 25, em Miami. No painel “Tendências de Conteúdo”, ela estará acompanhada de Rosangela Wicher, diretora-executiva de Operações da produtora.
Último apronto
No futebol, o treino que antecede a qualquer jogo, é chamado de último apronto. Na TV, nesta sexta-feira, a equipe de esportes da Record irá se reunir para afinar detalhes finais da transmissão do campeonato paulista, a partir deste domingo, 18h.
Ajustes de grade
Agora, com o começo do Paulistão, a programação dominical da Record ficará um pouco diferente. “Hora do Faro” será exibido das 15h30 às 17h45 e o “Domingo Espetacular”, quinze minutos mais tarde, das 20h às 23h.
Tabela
A Paramount+, agora em tabela com a Casablanca, vai iniciar as suas transmissões da Libertadores 2024. Audax, do Equador, e Nacional, do Paraguai, dia 8, 21h30. Na Sul-Americana, em 5 de março, 19h, Universidad Católica e Coquimbo.
Escala
Rafa Sieg, que fez o capataz Solano em “Pantanal”, chegou a um novo acerto com a Globo, agora para “Guerreiros do Sol”, do Globoplay, como um jagunço do coronel Elói, vivido por José de Abreu. Exibição só no próximo ano.
Beja
Grazi Massafera (foto) retomou gravações da novela “Dona Beja” e já explorando novos figurinos da personagem. Os trabalhos acontecem em estúdio e na cidade cenográfica, construída exclusivamente para produção no Rio de Janeiro. Serão 40 capítulos, mas ainda não sem data de lançamento.
Luz amarela
Há uma grande preocupação, principalmente interna, com o atual momento da rádio Bandeirantes. Perdeu totalmente a sua importância, com uma programação caída e que hoje não briga mais por melhores resultados. Ao contrário da BandNews FM, sempre em crescimento e em uma posição totalmente oposta.
Todos os tempos
Quando se fala em rádio Bandeirantes, impossível não reconhecer a sua importância histórica, ao ser por tanto tempo a casa de grandes comunicadores, entre jornalistas e apresentadores de programas. Uma honra trabalhar lá. Tudo muito diferente de hoje. De fato, é muito triste.
Galeria
Confira a galeria de fotos