Canal 1
SBT reformula horários e programas
Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
Já disse e repito: depois de tanto tempo sem sair do lugar, o SBT está muito certo em querer ousar e entrar com várias novidades na sua grade de programação.
Tem que ser por aí mesmo, ainda que alguma coisa, entre os planos traçados, não funcione conforme o esperado. Aliás, como bem lembrou um amigo próximo da coluna: “o público sempre perdoará quem errou, mas tentou fazer. Mas nunca perdoará quem se acomodou”.
É bem por aí; no entanto, como está tudo ainda em evolução e sem receber cores definitivas, não há nada mais razoável que ponderar sobre certas coisas.
Por exemplo: até para atender necessidades comerciais, é louvável a iniciativa de estrear uma revista todas as manhãs. Assim como as escolhas de Regina Volpato e Michelle Barros para a apresentação, com chances ainda de um homem vir a completar este quadro, foram das mais acertadas.
O que causa certa preocupação é o tamanho do horário definido: das 9h às 13h30 ou das 9h30 às 13h30. Na melhor das hipóteses, quatro horas de duração e não se trata, honestamente, de querer colocar em dúvida a capacidade de ninguém, mas a de saber quais condições serão disponibilizadas, em quantidade e qualidade de pessoal, entre outros requisitos, para mostrar um bom e tão extenso programa todos os dias. Melhor é fazer essa conta antes.
Trabalho à toa
Um comitê, formado por roteiristas, produtores executivos e diretores de programas no SBT, desenvolveu um trabalho interno dos mais interessantes para os diversos horários da casa. Uma proposta, dizem, inovadora e em condições de atender as necessidades de grade, audiência e faturamento. Mas parece que, pelo menos até aqui, nenhuma foi aproveitada.
Patrícia madrinha
O Gueri-Gueri, depois do começo como bloco, passou a ser uma festa carnavalesca, marcada para o dia 3 de fevereiro, no Villagio JK. Mantendo as suas tradições, entre elas eleger uma rainha, desta vez a escolhida foi Patrícia Poeta, por ser “autêntica, vibrante e incrível”.
Tudo certo
Eduardo Moscovis chegou a um acordo com a Globo e já pode ser confirmado em “No Rancho Fundo”, próxima novela das 18h. Vai fazer o personagem Ariosto.
Lançamento
Na próxima segunda-feira, a portuguesa TVI irá promover a estreia de “Cacau” (foto), escrita por Maria João Costa, com produção da Plural Entertainment. A novela, dirigida pelo nosso Edgard Miranda, teve cenas gravadas na Bahia e conta, em seu elenco, com Adriano Toloza, Fernanda Serrano, Teresa Tavares, Matilde Reymão, José Condessa, Diogo Amaral e a brasileira Christine Fernandes nos papéis principais.
Recomposição
Na dramaturgia da Globo trabalha-se com a possibilidade de voltar a estabelecer filas para as suas novelas. Talvez não tão longas, como foram nos tempos do Silvio de Abreu, mas passar a trabalhar com mais tranquilidade nas faixas das 18h, 19h e 21h.
Galeria
Confira a galeria de fotos