Buscar no Cruzeiro

Buscar

Canal 1

Quem inventou a ‘parada técnica’?

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

09 de Janeiro de 2024 às 07:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
No futebol a parada é para hidratação dos jogadores
No futebol a parada é para hidratação dos jogadores (Crédito: REPRODUÇÃO)

O regulamento Geral de Competições da CBF traz, no 8º artigo, a possibilidade de o árbitro interromper a partida, caso “a temperatura supere os 28ºC ou a seu critério, para hidratação dos atletas, restringindo-se a uma parada por tempo, preferencialmente após os 20 (vinte) minutos”.

Isto posto, vale esclarecer a quem ainda não sabe, que em nenhuma das 17 regras do futebol foi estabelecida a “parada técnica”, como normalmente acontece em outros esportes, casos do vôlei e basquete, por exemplo. E que permite aos treinadores dessas modalidades paralisarem o jogo e dar instruções aos seus jogadores.

O que existe no futebol é a parada para hidratação, recomendada para dias com temperaturas muito elevadas, como para nós acontece nesta época do ano. E, claro, que os técnicos se aproveitam da ocasião para conversar com a equipe.

Este é um erro, o uso da expressão “parada técnica”, que correntemente é cometido por narradores e repórteres, como tem acontecido agora na Copa São Paulo, afiançado por suas retaguardas. Parece que não há ninguém, o que é ainda pior, na produção ou coordenação suficientemente capaz de informar o que é certo. E assim vai indo.

Dinheiro em caixa

A monetização do canal de esportes da Jovem Pan no YouTube foi retomada em dezembro. Praticamente ainda não se refletiu muito em dinheiro, porque somente agora começam a voltar as atividades dos times profissionais.

Ainda não

Para o canal de jornalismo (que é o maior da Jovem Pan e o que mais faturava), internamente, trabalha-se com a expectativa de receber ainda em janeiro. Espera-se com isso também voltarem os investimentos na grade e no mercado.

Romeu e Julieta

A informação, passada ao elenco de “A Infância de Romeu e Julieta”, é que as gravações deverão terminar até dia 15 de março. No ar, ainda vai longe. O SBT já se movimenta para disparar os trabalhos da substituta.

Mesma situação

Debora Ozório, Petra em "Terra e Paixão" - DIVULGAÇÃO
Debora Ozório, Petra em "Terra e Paixão" (crédito: DIVULGAÇÃO)

O clima também é de despedida nos bastidores da novela “Terra e Paixão”. Já foi desativado, inclusive, o cenário “Casa dos La Selva”, que movimentou boa parte da novela. Os trabalhos terão que estar concluídos até este próximo sábado.

Décima temporada

A atriz e modelo Natállia Lorran foi definida para o papel de Paleza na série “Reis A Decadência”, com estreia em abril, na Record. Será outra integrante do núcleo de Sabá, liderado por Sharam Diniz, a rainha Makeda.

Galeria

Confira a galeria de fotos