Buscar no Cruzeiro

Buscar

Canal 1

Mesmo com as tantas redes de TV, o quadro geral parece estabelecido

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

30 de Setembro de 2023 às 07:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Equipe do Hoje em Dia, da Record TV. Emissora completou 70 anos na última quarta-feira
Equipe do Hoje em Dia, da Record TV. Emissora completou 70 anos na última quarta-feira (Crédito: Divulgação / Record TV)

 

A tese de que o Brasil não tem capacidade de abrigar tamanha quantidade de redes de TV aberta, tem lá o seu sentido.

Afinal, passa longe de 30, que é um número absolutamente absurdo. Incompatível.

Ainda que desconsiderando aquelas com programações segmentadas, mas contabilizando a TV paga de algum tempo, streaming e outros tantos meios mais recentes, não tem como existir telespectador e nem patrocinador para todo mundo.

Um problema a ser administrado, decorrente de um certo momento da nossa história, quando a distribuição de concessões foi transformada em uma verdadeira “festa do caqui”. Era de batelada. Um toma lá dá cá danado.

Mas, enfim, são sempre as principais que têm toda luz em cima, embora entre elas também já existam divisões bem significativas.

Na prateleira superior, Globo, Record e SBT fazem por merecer os seus lugares e ainda que trabalhando de maneiras diferentes, procuram manter ativas as suas linhas de produção.

Ao mesmo tempo em que Band e Rede TV!, num andar abaixo, também aparecem absolutamente acomodadas em suas posições.

A Band, com maiores possibilidades, nunca deixa de fazer ou apresentar novidades. Só precisa parar de cometer e insistir em certos erros, que só comprometem e impedem o seu crescimento.

A situação mais delicada, e o próprio lugar em que se encontra revela, é a da Rede TV!. A impressão, do lado de fora, é que não há mais o mesmo entusiasmo de antes em fazer televisão. Um conformismo que sai do nada e não leva a lugar algum.

Um quadro, como se vê, com altos e baixos, e linhas que são e devem continuar indefinidas.

Um dos nomes

Julianne Trevisou será Mazaab - DIVULGAÇÃO
Julianne Trevisou será Mazaab (crédito: DIVULGAÇÃO)

Julianne Trevisol (foto), de volta à Record, está no elenco de “Reis -- A sucessão”, com estreia para a segunda-feira (2). Foi chamada para ser a Mazaab, personagem do núcleo do rei Salomão. Chega para causar!

Só um alô

Para as TVs que transmitem futebol, é importante modular melhor o “ambiente” -- som da torcida, para não ser nunca igual ou superior ao do narrador, por exemplo. E isto vem acontecendo com muita frequência. É preciso considerar a maior sensibilidade da captação atual.

E um outro

Hoje, o campo do comentário de futebol está quase que totalmente dominado por ex-jogadores. Alguns até se empanturrando do futebolês. Mas dá gosto ouvir os poucos jornalistas que sobraram: PVC, Noriega, Paulo César Vasconcelos. Carlos Eduardo Mansur, Mauro Beting, Ledio Carmona... Entendem e falam corretamente.

Deixa anotado

A Globo é quem está mais avançada para transmitir o Mundial de Clubes, na Arábia Saudita, entre 12 e 22 de dezembro. A aposta está toda em cima dos brasileiros Palmeiras, Fluminense e Inter. Já tem negociação.

Jornalismo

A CNN Brasil anunciou que “O grande debate”, com Caio Coppolla e José Eduardo Cardozo, será exibido às 23h, 30 minutos de duração, e com um novo formato. Mediação de Leandro Magalhães. Com essa mudança, o “Popverso” deixa a grade e a dupla Mari Palma e Phelipe Siani ficará no aguardo de novos projetos na casa.

Falta programada

Monique Alfradique, afinada com a produção de “Elas por elas”, teve que se afastar dois dias desta semana das gravações da novela. Tudo por causa dos ensaios do “Lip Sync Battle”, do “Domingão”, que ela vai participar.

Um achado

Tati Machado, parceira da Patrícia Poeta no “Encontro”, é hoje uma das figuras mais agradáveis do vídeo. Alegre, sabe se colocar e está ganhando a simpatia de muita gente. Até Silvio Santos, fique sabendo, é um dos admiradores do trabalho dela. Tá vendo?

Galeria

Confira a galeria de fotos