Buscar no Cruzeiro

Buscar

Canal 1

‘Jornalista-torcedor’ fica ruim

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

19 de Setembro de 2023 às 07:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O jornalista Flávio Prado
O jornalista Flávio Prado (Crédito: REPRODUÇÃO INTERNET)

Como todo outro simples mortal, e aí em se tratando do campo esportivo, natural que jornalista também tenha um time do coração.

Houve um tempo que a maioria fazia questão de esconder. Lembro até o dia, com a colaboração do Osmar Santos, de ter publicado na antiga Folha da Tarde, pela primeira vez, uma lista de quem torcia para quem. Isto, principalmente no tempo que o rádio bombava de audiência. Fazia eco nos estádios. Foi um “deus nos acuda”.

No decorrer dos tempos, no entanto, tudo foi se encaixando e, hoje, já existe um panorama diferente e tratado com maior naturalidade. Não existe mais a preocupação em esconder até as últimas consequências, como foi no passado ou, até pelo contrário, já há uma maior autenticidade no trato do problema. A relação, inclusive, é muito mais verdadeira.

Só que há, sempre, no desempenho das funções, a necessidade de separar o “jornalista-torcedor” do “torcedor-jornalista”, o que levou o comentarista Flávio Prado, domingo, na Jovem Pan, a dar um bem adequado “presta atenção” no repórter Rodrigo Viga, que se mostrou ou se portou durante o trabalho mais flamenguista que jornalista. Aí fica ruim. E para ele, Rodrigo, a discussão foi meio que uma enquadrada bem desagradável. Mas, extensiva a outros, didática e justa.

Deu ruim também

A vida, desde sempre, ensina que nunca é demais tomar cuidado com o que se fala. Ainda mais microfonado. Vide velho exemplo do ex-ministro Rubens Ricupero. O repórter Eric Faria chamou o técnico do time do Flamengo, Sampaoli, de imbecil, em áudio vazado, na Globo.

Vem a questão

Há um comentário de que domingo mesmo a Globo instalou uma investigação e descobriu que um funcionário foi o responsável pelo vazamento dessa besteira do Eric Faria. Vai punir quem vazou e não quem falou? Não lembro da mesma preocupação em casos passados, como foram os de Milton Leite, Maurício Noriega e André Rizek.

Fica a dúvida

A TV Jovem Pan, na semana passada, dispensou os serviços do jornalista Adalberto Piotto. Mas na noite de domingo reprisaram a última edição do programa dele, “Direto ao ponto”. Falta de cuidado ou do que colocar no ar?

Rival de Beja

Bianca Bin terá papel em "Dona Beja" - REPRODUÇÃO INSTAGRAM
Bianca Bin terá papel em "Dona Beja" (crédito: REPRODUÇÃO INSTAGRAM)

Bianca Bin (foto), após vários trabalhos seguidos, pensou em se afastar das novelas para se dedicar mais ao teatro. Daí a escolha apenas por uma participação especial como Agatha em “Terra e paixão”. No entanto, ele acaba de rever a decisão, e agora vai se preparar para viver uma das principais personagens de “Dona Beja”, produção da HBO Max. Fará a grande rival de Grazi Massafera/Beja.

Expectativa

“Reis”, como se sabe, é finalista em cinco categorias do Produ Awards 2023, premiação que reconhece a excelência de produções latina. Cristiane Cardoso (Autora), Leonardo Miranda (Direção Geral) e Cirillo Luna (Protagonista) foram indicados, pela primeira vez, à frente de uma produção. Os vencedores serão conhecidos nos dias 1º e 2 de novembro

Galeria

Confira a galeria de fotos