Canal 1
As mudanças da concorrência
Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
Os enganos cometidos nos levam a bater na mesma tecla: não existem meios, condições ou ferramentas necessários que permitam comparar a televisão do passado com a de agora. Antes, a concorrência se limitava entre duas ou três emissoras e mais nada.
Todo mercado publicitário tinha foco, atenção e verbas direcionados para a TV aberta. Depois vinham as rádios, revistas e jornais. Já há alguns anos deixou de ser assim. Num piscar de olhos, em função do alto número de conteúdos disponibilizados, a disputa por resultados também se intensificou violentamente.
Diante disso e de outros tantos fatores é meio que escrever no gelo toda e qualquer tentativa de querer confrontar audiências, porque os dados de comparação são completamente outros. Assim como a forma de se produzir e montar grades de programação de TV nada tem a ver com as que por muito tempo existiram.
Antes, qualquer erro de percurso era possível de ser corrigido em duas ou três semanas, no máximo, porque o mesmo público que inicialmente rejeitava, acabava voltando por falta de opção. Hoje é diferente. Temos sete redes de TV aberta, mais UHF, cabo, streaming, Youtube, TikTok, redes sociais e tantas outras alternativas de entretenimento oferecidas nos tabletes ou celulares. Buscar a fidelidade é um desafio diário. Qualquer titubeada ou piscar de olhos, pode ter consequências definitivas. Esta é a parte I de um assunto, que precisa ser colocado e ainda será desenvolvido nos próximos dias.
Oitava temporada
Samuel Bernardo (foto) é o soldado Gerusita na 8ª temporada de “Reis -- A consequência” e que integra o exército do rei Talmai (Jorge Lucas). O ator vem de uma participação em “Travessia”, como Kaique, em cenas com Chiara (Jade Picon), mas suas maiores referências são mesmo do teatro. Bernardo avalia sua entrada na superprodução “Reis” como uma “oportunidade de ouro”. A nova temporada estreia no próximo dia 17.
Geólogo
O ator Paulo Rocha está chegando à novela “Terra e paixão”, da Globo, como o personagem Vinícius. Trata-se de um geólogo contratado por Antônio (Tony Ramos), para estudar as terras de Aline (Bárbara Reis).
Ponto final
Depois de um ano de trabalho, Aguinaldo Silva terminou de escrever seu livro de memórias, em um total de 333 páginas. Passo seguinte, publicar a obra, que certamente terá capítulos direcionados a “Roque santeiro”, Dias Gomes, Daniel Filho, Paulo Ubiratan, Walcyr Carrasco, “O Sétimo guardião”, saída da Globo... O mundo nunca mais será o mesmo.
Galeria
Confira a galeria de fotos