Canal 1
Globo pensa na volta de elenco fixo
Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
Aqui já se falou sobre a possibilidade de a Globo repensar a questão do “banco de elenco”, que por muito tempo existiu para atender as necessidades da sua teledramaturgia e, de uns anos para cá, foi quase que totalmente esvaziado.
O processo da sua quase extinção teve que ser acelerado ainda mais durante a pandemia, quando as TVs ficaram por um enorme período obrigadas a paralisar as suas produções.
Manter um grupo tão grande de atores e atrizes veio a ter um custo praticamente impossível de ser assimilado, ainda mais em um momento tão complicado como aquele.
Agora, no entanto, quando tudo já voltou ao que era antes, passaram a existir dificuldades nas escalações de tantos trabalhos e contar com pessoal suficiente para atender as novelas em exibição, as suas substitutas, séries e minisséries do Globoplay, como foi “Todas as flores” ou como será “Guerreiros do sol”.
Só o pessoal contratado e contar com os poucos ainda nesta condição, já se mostrou insuficiente. Além disso, passou a existir a necessidade de convocações quase contínuas, de um determinado ator, em muitas ocasiões. O mesmo artista em vários trabalhos diferentes. Isso cansa o telespectador. Voltar a dimensionar o “banco de elenco” ou ampliar a sua capacidade é uma conversa que veio a ser mais frequente nos interiores do Grupo Globo, muito embora ainda rechaçada por alguns dos seus diretores, que se mostram bem resistentes a restabelecer o cenário do passado. Um assunto que merece acompanhamento.
Cenário diferente
Diferentemente do passado, quando a concorrência não era tão grande, hoje a Globo tem encontrado sérias dificuldades para fechar alguns dos seus elencos. Olha a epopeia que foi para poder contar com Lázaro Ramos (foto), agora confirmado em “Elas por elas”.
E outra
Além das TVs, que sempre foram concorrentes, a Globo agora tem o streaming na cola dela e as opções de trabalho que vieram a se ampliar para os atores e atrizes. Tem muita gente boa por aí se dando ao luxo de escolher.
Não se pode elogiar
Ontem, aqui se destacou o belo trabalho jornalístico e de prestação de serviço da rádio Bandeirantes, quarta-feira, na Vila Belmiro. A idiotice toda provocada pela torcida. Só que agora chega a informação que as madrugadas da rádio, que sempre foram ao vivo e durante muito tempo tiveram em Claudio Zaidan um dos seus sucessos, agora serão ocupadas pela programação da BandNews TV.
Pois bem
Com direito a um comunicado, distribuído na tarde de quinta-feira, foi informado que essa mudança começa já na próxima semana. Aliás, a nota fala em “integração dos veículos do grupo”, mas será que é isso mesmo?
Galeria
Confira a galeria de fotos