Buscar no Cruzeiro

Buscar

Canal 1

Ninguém fala nada da propaganda enganosa nas redes sociais?

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

03 de Maio de 2023 às 07:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
CNJ tem serviço de checagem contra fake news
CNJ tem serviço de checagem contra fake news (Crédito: REPRODUÇÃO INTERNET)

Há todo um sentido em se combater as fake news, pela facilidade das suas propagações e os perigos que são consequentes.

Isto, independentemente de tudo, tem que ser intensamente discutido por toda a sociedade, como, aliás, vem acontecendo. Gente grande na parada.

Todos nós queremos uma internet onde possamos nos expressar com liberdade, mas também com responsabilidade.

Este também deveria ser um problema e cuidado que as próprias redes sociais deveriam ter, porque além de não se preocuparem nem um pouco com isso, permitem a propagação de qualquer coisa, assim como a nociva distribuição de propaganda enganosa.

Até por falta de uma melhor informação, muitas pessoas são enganadas o tempo todo, levadas por ofertas que anunciam verdadeiros milagres. E, para chancelar o golpe, na maioria das vezes se valem criminosamente de nomes de lojas importantes, como Magazine Luiza e Casas Bahia, por exemplo. Aparelhos de TVs, que não saem por menos de R$ 3 mil são anunciados por 999,00. É só fazer um PIX e pronto. Caiu na tunga.

Um crime a céu aberto.

Enquanto não existir uma regulamentação para acabar com isso e evitar tais crimes, ninguém deve se deixar enganar.

Se o produto anunciado está com preço muito reduzido e tem um desconto extremamente alto, cuidado. É fraude na certa. Golpistas usam frequentemente deste expediente, as promoções extraordinárias, para atrair clientes desavisados.

Para todos, é bom saber, que o CNJ Conselho Nacional de Justiça conta com o serviço Painel de Checagem de Fake News em seu site.

Reis

Raquel Anastásia está no elenco de "Reis" - DIVULGAÇÃO
Raquel Anastásia está no elenco de "Reis" (crédito: DIVULGAÇÃO)

Após encerrar a primeira temporada do espetáculo “Coro dos amantes” no Sesc Pinheiros, em São Paulo, Raquel Anastásia passa a integrar o elenco de “Reis”. Conhecida pelos muitos trabalhos no teatro, Raquel assumirá a personagem Ainoã, no fim da sétima temporada.

Muito bom

O “Fantástico”, da Globo, voltou com o “Avisa lá que eu vou”, do Paulo Vieira, um quadro que também é programa no GNT, exibição nas noites de terça-feira. O jeito e a forma com que pessoas de diferentes regiões do País são apresentadas, oferecem com bom humor a oportunidade a todos de conhecer melhor o Brasil.

Mais calmo

O esporte da Globo, em seus interiores, parece ter readquirido a tranquilidade, após sofrer importante redução em seus quadros. A expectativa agora é saber se tudo vai funcionar como antes.

Cautela (1)

A Globo, em “Terra e paixão”, estreia da próxima segunda-feira (8), está se cercando de todos os cuidados para a gravação das cenas de bullying que vão envolver o garoto Felipe Melquíades em seu primeiro trabalho na televisão. Com ele, a trama vai abordar o albinismo, um tema inédito nas novelas.

Cautela (2)

A ideia, ainda em se tratando do personagem Cristian, é não envolver o ator diretamente na sequência. No momento da ação de bullying, um produtor tomará o seu lugar e a cena será devidamente montada na edição. Melquíades, aqui fora, nunca sofreu esse problema. A trama também conta com apoio de psicólogos.

Galeria

Confira a galeria de fotos