Canal 1
Ninguém fala nada da propaganda enganosa nas redes sociais?
Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
Há todo um sentido em se combater as fake news, pela facilidade das suas propagações e os perigos que são consequentes.
Isto, independentemente de tudo, tem que ser intensamente discutido por toda a sociedade, como, aliás, vem acontecendo. Gente grande na parada.
Todos nós queremos uma internet onde possamos nos expressar com liberdade, mas também com responsabilidade.
Este também deveria ser um problema e cuidado que as próprias redes sociais deveriam ter, porque além de não se preocuparem nem um pouco com isso, permitem a propagação de qualquer coisa, assim como a nociva distribuição de propaganda enganosa.
Até por falta de uma melhor informação, muitas pessoas são enganadas o tempo todo, levadas por ofertas que anunciam verdadeiros milagres. E, para chancelar o golpe, na maioria das vezes se valem criminosamente de nomes de lojas importantes, como Magazine Luiza e Casas Bahia, por exemplo. Aparelhos de TVs, que não saem por menos de R$ 3 mil são anunciados por 999,00. É só fazer um PIX e pronto. Caiu na tunga.
Um crime a céu aberto.
Enquanto não existir uma regulamentação para acabar com isso e evitar tais crimes, ninguém deve se deixar enganar.
Se o produto anunciado está com preço muito reduzido e tem um desconto extremamente alto, cuidado. É fraude na certa. Golpistas usam frequentemente deste expediente, as promoções extraordinárias, para atrair clientes desavisados.
Para todos, é bom saber, que o CNJ Conselho Nacional de Justiça conta com o serviço Painel de Checagem de Fake News em seu site.
Reis
Após encerrar a primeira temporada do espetáculo “Coro dos amantes” no Sesc Pinheiros, em São Paulo, Raquel Anastásia passa a integrar o elenco de “Reis”. Conhecida pelos muitos trabalhos no teatro, Raquel assumirá a personagem Ainoã, no fim da sétima temporada.
Muito bom
O “Fantástico”, da Globo, voltou com o “Avisa lá que eu vou”, do Paulo Vieira, um quadro que também é programa no GNT, exibição nas noites de terça-feira. O jeito e a forma com que pessoas de diferentes regiões do País são apresentadas, oferecem com bom humor a oportunidade a todos de conhecer melhor o Brasil.
Mais calmo
O esporte da Globo, em seus interiores, parece ter readquirido a tranquilidade, após sofrer importante redução em seus quadros. A expectativa agora é saber se tudo vai funcionar como antes.
Cautela (1)
A Globo, em “Terra e paixão”, estreia da próxima segunda-feira (8), está se cercando de todos os cuidados para a gravação das cenas de bullying que vão envolver o garoto Felipe Melquíades em seu primeiro trabalho na televisão. Com ele, a trama vai abordar o albinismo, um tema inédito nas novelas.
Cautela (2)
A ideia, ainda em se tratando do personagem Cristian, é não envolver o ator diretamente na sequência. No momento da ação de bullying, um produtor tomará o seu lugar e a cena será devidamente montada na edição. Melquíades, aqui fora, nunca sofreu esse problema. A trama também conta com apoio de psicólogos.
Galeria
Confira a galeria de fotos