Canal 1
Qual será o futuro das novelas da Globo?
Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
A partir do instante em que a Globo anunciou, terça-feira (14), que Amauri Soares, além das suas atuais funções, também será diretor dos Estúdios Globo, em substituição a Ricardo Waddington, naturalmente muitas perguntas começaram a surgir.
Entre elas, como caso sempre especial, todo o setor de produção, entre entretenimento e dramaturgia, se seguirá do jeito que está ou se pode haver mudanças? A tendência é que, num primeiro momento, nada será alterado, sem antes passar uma palavra de tranquilidade a todos. Levantar o moral da tropa, mas também enfrentar com disposição os problemas que existem.
Internamente, devido às novas e tão abrangentes obrigações, Amauri já é chamado de “o novo Boni” -- aquele que tomará conta de tudo, menos do Jornalismo, e, claro, fazendo com isso crescer a expectativa sobre quem serão seus principais pontos de apoio nas diferentes áreas. Se irá formar um grupo de notáveis, como o seu Bonifácio tinha, ou se a atual ordem dos trabalhos será mantida. Na dramaturgia, sabe-se, José Luiz Villamarin está prestigiado.
O fato é que o anúncio de Amauri Soares para o comando dos Estúdios Globo foi bem recebido em vários setores. É trabalhador, inteligente e competente. Batalhou muito para chegar onde chegou. Mas a ele terão que ser oferecidas condições, para que tudo aconteça convenientemente e no devido tempo.
PS
Só como esclarecimento, na antiga Globo, o Boni mandava em tudo, mas tinha abaixo dele pessoas da sua absoluta confiança tocando diferentes setores. No caso, Daniel Filho nas novelas e Augusto César Vannucci na linha de shows.
Direção
José Luiz Villamarim, segundo a assessoria da casa, vai continuar na direção de dramaturgia diária e semanal da Globo. Evidente que nesses próximos meses, em função do período de transição no comando dos Estúdios Globo, muita coisa pode acontecer. Mas por aí, tudo indica, nada deve mudar.
De outra parte
Para oficiais efeitos, mesmo com a saída de Silvio de Abreu, a informação da Warner Bros. Discovery é que o projeto de novelas/telesséries para a HBO Max está mantido. E que todos os esforços serão feitos para que “Beleza Fatal”, escrita por Raphael Montes, a primeira da série, seja realizada no Brasil.
Só que...
Os seus responsáveis também informam que, diante dos últimos acontecimentos, há a necessidade de reorganizar tudo na sua área de ficção. E que as contratações de elenco estão suspensas. Aí que mora o perigo. Se em dois anos nada ou pouca coisa andou. Passa a existir, além da incerteza, um enorme pessimismo a partir de agora.
Que dia!
A Globo promoveu a festa de lançamento de “Amor perfeito”, próxima das 18h, no mesmo dia do anúncio da troca de comando nos Estúdios Globo. Como evitar o tema nos bastidores do evento? Não deu.
Tem que reconhecer
Existem pessoas... E existem outras pessoas. Não tem como não destacar a elegância de J. Junior, narrador esportivo, na sua saída do Grupo Globo, após 24 anos de casa. Um exemplo de educação e profissionalismo. Cabeça erguida e convicção plena do dever cumprido.
Olha ela
Meio que desaparecida das novelas, mas sempre um nome muito presente em séries e filmes, em um momento mais dedicado ao seu lado musical, Mayana Neiva (foto) acaba de lançar “Mutável”, nova faixa de um projeto que pretende apresentar a todos. O clipe está no YouTube.
Confidencial
O SBT já tem um acordo com a Amazon, a sua parceira na produção da novela “A infância de Romeu e Julieta”. Pois bem, existe interesse em firmar outro, nos mesmos moldes, para o seu entretenimento. Um reality show, por exemplo. Pode ser a própria Amazon ou outra qualquer.
Em cima
No SBT, é interessante essa proposta de integração da TV com o digital. Mas em relação ao jornal da madrugada, o “SBT News”, na sua redação, fala-se na necessidade de investimentos “para ontem”.É preciso melhorar, e bem, as condições de trabalho. Críticas também ao material fornecido pela rede.