Buscar no Cruzeiro

Buscar

Canal 1

Dá até vergonha o futebolês de alguns treinadores e analistas

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

26 de Julho de 2022 às 07:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Lance de Atlético e Corinthians no domingo
Lance de Atlético e Corinthians no domingo (Crédito: DIVULGAÇÃO CAM)

 

É curioso observar como as mesmas coisas nessa vida passam a receber denominações diferentes com o decorrer dos tempos.

Algumas para o bem, o que é correto, e outras para o nada a ver, com tem acontecido no futebol, por exemplo.

Expressões como “chega junto”, “marca em cima”, “não dá espaço”, “toca curto”, “retranca”, “de primeira”, inclusive, sistemas de jogo, continuam com igual significado, só que vieram a receber todo um tom de arrogância e sofisticação. A bola continua a mesma, são onze contra onze como sempre foi e 45 minutos em cada uma das duas etapas de jogo. Fora os acréscimos.

Mas agora o que se ouve é jogador tridimensional ou hibrido, fluxo de marcação, box to box, paralela cheia, pirâmide invertida, futebol anêmico, plano aéreo, marcação espelhada, linhas altas, linhas baixas, flutuação, jogo posicional. Seria até engraçado, não fosse ridículo.

Não é por nada, mas em um certo período da vida convivi e com alguns convivo até hoje, treinadores na altura de Telê Santana, Zagallo, Brandão, Filpo Nunes, Cilinho, Felipão, Muricy ou mesmo de longe acompanhando o trabalho de outros como Renato Gaúcho, Cuca, Rogério Ceni ou Abel Ferreira, nunca ouvi de nenhum deles nada parecido. Da boleiragem então, muito menos.

Uma linguagem que não tem nada a ver, cada dia mais distante do torcedor da arquibancada. Expressões que só fazem o futebol perder o encanto.

Dividida

O futebolês veio a se instalar muito por causa de alguns setores da imprensa esportiva. Os que insistem em criar termos diferentes, mais rebuscados e presunçosos, para se referir ao que sempre foi muito simples e familiar. É até constrangedor. Felizmente tem os que são contra. Benjamin Back por exemplo.

Erro de cálculo

“Agente Oculto”, o filme, está na Netflix. O brasileiro Wagner Moura integra o elenco e tem uma participação curta. Mas bem feita. Merecia ter seu nome na divulgação, pelo menos aqui. Só que não.

Férias

Cesar Filho estará de férias entre 1º a 16 de agosto no “Hoje em Dia”, da Record. No período, ele será substituído por Celso Zucatelli.

Rádio na Copa

A BandNews FM e a rádio Bandeirantes irão transmitir praticamente todos os jogos da Copa do Mundo do Catar, em novembro. Quinze profissionais devem viajar, entre eles os narradores Ulisses Costa, pela Rádio Bandeirantes, e Marcelo do Ó, da BandNews FM. No mais, repórteres e operadores.

Equipe

Durante a cobertura da Copa, a rádio Bandeirantes contará, aqui no Brasil, com os trabalhos de Alexandre Praetzel, Claudio Zaidan, Neto, Marcos Assunção, Ronaldo Giovanelli, João Paulo Cappellanes, entre outros. Na BandNews FM, Milton Neves, Denílson e Marília Ruiz.

Mercado

Angelique Boyer está em "Teresa", um dos sucessos mais recentes da dramaturgia mexicana - DIVULGAÇÃO
Angelique Boyer está em "Teresa", um dos sucessos mais recentes da dramaturgia mexicana (crédito: DIVULGAÇÃO)

O VIX, serviço de streaming gratuito da TelevisaUnivision, está estreando esta semana. “Teresa”, com Angelique Boyer e Sebastián Rulli, já exibida no SBT e que é um dos sucessos mais recentes da dramaturgia mexicana, está entre os títulos disponibilizados.

Página virada

“Além da Ilusão” continua no ar, mas nos Estúdios Globo a novela já é página virada. Gravações encerradas, elenco fez até festa de despedida e agora é aguardar os trabalhos de “pós” e encerramento. O último capítulo vai ao ar em 19 de agosto.

Ritmo intenso

Enquanto isso, as equipes da próxima novela das seis, “Mar do Serão”, que estreia dia 22 de agosto, estão com os trabalhos bem acelerados. A informação é que a trama, protagonizada por Sérgio Guizé, Renato Góes e Isadora Cruz vai entrar no ar “com uma frente bem grande de capítulos gravados”.

É ele

Eri Johnson é o convidado desta terça-feira do “Programa de Todos os Programas”. Contratado da Rede TV!, à frente de um programa diário, é um ator de muitos trabalhos na TV, teatro e cinema. Alguém com muita história. E tem muito a contar. Às 18h, ao vivo, nas redes sociais do R7.

Grande família

Igor Cotrim e Cris Carniato estarão na quarta e na quinta temporadas de “Reis”, fazendo o casal Asher e Liora. E eles terão cinco filhas: Abigail (Maiara Walsh), a mais velha; Berseba (Clara Galinari), Mizpa (Melissa Nóbrega), Betânia (Bruna Negendank) e Timna (Clara Martins). Numa passagem de tempo, algumas atrizes serão trocadas, mas Maiara continuará em cena, devido à importância de sua trama ao lado de Davi (Cirillo Luna).

Um detalhe

A exemplo do que aconteceu em “Gênesis”, “Reis” também já mexe com o mercado de trabalho para atores. Por enquanto ainda não dá para calcular o número de profissionais, porque serão muitas as temporadas da série.

Bate-Rebate

. Figuras conhecidas do público, como Fernanda Gentil, Fabíola Andrade e Otávio Mesquita estão engajadas na Campanha do Teste do Pezinho do Instituto Jô Clemente...

. ... De acordo com lei sancionada em 2021, foi ampliada de seis para cerca de cinquenta doenças a serem investigadas pelo teste.

. Com Patricya Travassos e Marcelo Faria em cena, o espetáculo Duetos chega ao Teatro das Artes, no Rio, em 5 de agosto.

. No SBT, a produção de Romeu e Julieta, a próxima novela, ainda está bem no comecinho...

. ... Apenas alguns testes de elenco foram realizados, mas ainda sem definição nenhuma...

. ... Não há nem mesmo a certeza de que vai rolar imediatamente. Tudo indica que não.

. No último sábado, no Museu do Futebol, o jornalista Thiago Uberreich recebeu muitos amigos no lançamento do livro Biografia das Copas.

. Na Globo, as gravações de Travessia, da Glória Perez, substituta de Pantanal, começam a ganhar um bom embalo...

. ... Equipe trabalhando em várias frentes, estúdios e externas.


C‘est fini

Sobre a escalação da atriz Sheron Menezzes como protagonista de Vai na Fé, próxima novela das sete na Globo, faltou dizer que ela precisou convencer uma exigente bancada de que também se vira como cantora.
Segundo se informa, foi a melhor nos testes realizados.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Galeria

Confira a galeria de fotos