Canal 1
Série escanteada na Globo é sucesso lá fora
Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Olha só como são as coisas: “Passaporte para Liberdade”, minissérie brasileira escrita por Mario Teixeira, coprodução da Globo e Sony Pictures/Floresta, aqui no Brasil foi exibida na última semana do ano passado, às 23h, período e horário em que o número de aparelhos ligados é tradicionalmente menor.
Em seu elenco, nomes como os de Sophie Charlotte, Rodrigo Lombardi, Tarcísio Filho, João Côrtes e vários outros, além de atores de fora, como o britânico Thomas Sinclair Spencer, a israelense Sivan Mast, o italiano Jacopo Garfagnolli, a polonesa Izabela Gwizdak e o americano Brian Townes.
Evidente que na Globo, dada as circunstâncias e por ser um trabalho coordenado por pessoas que já haviam deixado a casa, não recebeu a atenção e o tratamento merecidos.
Tudo diferente do que aconteceu aqui...
Agora a série é elogiada em Londres, no Times, é exibida em horário nobre, às 21h e recebe elogios da crítica. Quem perdeu foi a própria Globo que poderia estar capitalizando mais esse sucesso. Mas não. Vai entender!!!
É o que dá
Em outros setores também tem, mas na televisão a vaidade é sempre exacerbada. E a concorrência interna também. É duro alguém aceitar o sucesso do outro. Ou se procura desvalorizar ou apagar rapidamente a impressão digital.
Baton na cueca
Quando aqui se condena a banalização do “Urgente” nos canais de notícias, é porque não existe mesmo a menor noção de quando deve ser usado. Querem chamar atenção e na falta de outros recursos, até o que não é, vai com o selo espalhafatoso em cima.
Olha o exemplo
Tarde de domingo, TV Jovem Pan usa o “Urgente” para “informar” que o presidente Bolsonaro não tomou vacina. Que mal pergunte: se tem alguém, por acaso, que não sabia, levante a mão. Há mais de um ano ele repete a mesma coisa.
Ponto a favor
Duas semanas do novo “É de Casa” na Globo e já se comprova que Maria Beltrão era alguém que faltava na TV aberta. O programa, com o seu talento e espontaneidade, teve um ganho dos mais importantes.
Está funcionando
Porque o Erlan Bastos resolveu se candidatar, a TV Cidade, de Fortaleza, foi buscar Luiz Esteves, ex-Verdes Mares, para apresentar o “Balanço Geral CE”. Estreou em junho e os resultados são muito bons. Sempre encostando na Globo.
É ela
Silvia Abravanel é a convidada desta terça do “Programa de Todos os Programas” nas redes sociais do R7. Ao vivo, a partir das 18h. Vai perder?
DM lotado
Um surto de virose tem provocado baixas em diferentes setores da CNN Brasil. William Waack e Thaís Heredia (foto) já ficaram uma semana fora. Agora Muriel Porfirio e Roberta Russo. Está bravo.
Casagrande
O comentarista Walter Casagrande, ex-Globo, nesta terça-feira, vai participar ao vivo do programa “Melhor da Tarde”, comandado por Cátia Fonseca na Band. Ele irá responder as perguntas do quadro “Caixa Surpresa”.
Grade
Com a volta de RR Soares à Band a partir de 1º de gosto, a programação das manhãs ficará assim: 4h: “1º Jornal”; 6h: “Show da Fé”, 8h: “Bora Brasil” (local); 9h: Bora Brasil (nacional); 9h25: The Chef, e 11h: “Jogo Aberto”. A marca “Bora SP” deixa de existir em São Paulo.
Bate-Rebate
Carlos Alberto de Nóbrega precisou realizar alguns exames médicos na semana passada e isso impossibilitou a gravação de “A Praça é Nossa”...
... Para recuperar o tempo perdido, a ordem, nesta semana, é fazer um programa completo e metade de um outro, repetindo o mesmo esquema na próxima.
“A Dama do Cerrado”, texto premiado do Mauro Rasi, que Susana Vieira apresentou com sucesso no teatro, está de volta...
... Agora no Teatro Comune, em São Paulo, com direção de Tom Dupin e as participações de Lia Oliveira, Benito Risi, Pat Albuquerque e Daniel Maschiari.
Alan Severiano volta hoje ao “SP 1”, da Globo. Sabina Simonato tocou a bola na sua ausência.
Nesta quarta-feira, a partir das 18h, tem o lançamento de “Você Pode Ser Grande”, do Reinaldo Gottino, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional...
... A obra é um resgate da sua história, desde a infância humilde até se tornar uma das maiores audiências da TV.
Pessoal de “Pantanal” tem se dividido entre os estúdios e cidade cenográfica da Globo e externas e a cidade de Seropédica.
“Dona Beija”, da HBO Max, também está em compasso de espera...
... O texto da série está praticamente pronto, mas ainda não foi autorizado o início da sua produção
Galeria
Confira a galeria de fotos