Buscar no Cruzeiro

Buscar

Canal 1

‘Bê-á-bá’ da TV vale para sempre

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

09 de Julho de 2022 às 07:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Boni condena exageros nos figurinos.
Boni condena exageros nos figurinos. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Quando alguns exageros são cometidos no vestuário ou cenografia em novelas ou programas e até mesmo no jornalismo, sempre vêm na lembrança as recomendações do Boni, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, ao Daniel Filho, nos tempos que eles mandavam na Globo.

Nada como um sábado para falar disso, porque o tempo todo se repetia que, do ponto de vista da composição visual, contrastes fortes deviam ser evitados a qualquer custo. Que o uso de cores claras e tons “pastel” eram sempre fundamentais.

Existia também o cuidado de distribuir por escrito sugestões de figurinos para que fossem evitados o uso de xadrez ou listrados e estampados de forma geral.

Nunca se permitia o cheguei, chegando, como de vez em quando ainda alguns ou algumas cismam em nos surpreender.

Uma vez, um desses comunicados terminou assim: “mesmo em produções de época ou regionais, as roupas devem ser simplificadas, evitando-se a caricatura de classes sociais e rurais. Em televisão, a linha ‘opereta’ funciona para produções de ‘época’ e nem o neorrealismo é adequado às produções da atualidade”.

Serão ensinamentos superados ou ainda cabem perfeitamente nos tempos de agora?

Reis

“Reis” vem que vem com uma série de novidades, no retorno da sua exibição. Outra, além das já anunciadas, vamos confirmando aqui é a entrada do Rafael Sardão para o papel de Jéter.

Perfil

Rafael Sardão interpreta Jeter em "Reis". - DIVULGAÇÃO
Rafael Sardão interpreta Jeter em "Reis". (crédito: DIVULGAÇÃO)

Jéter, personagem do Sardão (foto), é viúvo de Abigail e é na casa dele, em Gibeá, que o cunhado Davi se hospeda, nos seus dias de folga do exército. Na continuidade, ele irá se envolver com Zeruia, Juliana Boller.

Segunda temporada

Depois da primeira, que foi muito bem, em buscas e manifestação da crítica, “Bom Dia, Verônica”, da Netflix, vem aí com a sua nova temporada. Estreia em 3 de agosto.

E o elenco

“Bom Dia, Verônica”, que já tem um elenco muito bom, liderado por Tainá Muller, virá ainda reforçado na segunda temporada. Entre as novidades, Klara Castanho e Reynaldo Gianecchini.

Muito claro

Para que não apareça alguém dizendo que não foi avisado, não custa repetir: nada será alterado na programação da Band até o final do ano. As exceções serão o “Mil e Uma Perguntas” diário e o humorístico “Nóis da Firma”, mas ainda sem data de estreia. E ponto final.

Tem o porém

Na televisão é sempre tudo muito dinâmico e o que está estabelecido poderá sofrer modificações de uma hora para outra. Ainda em se tratando se Band, sabe-se que Leonor Correa, hoje à frente da dramaturgia, tem dois projetos para serem levados à frente. Mas ambos ainda dependem do sinal verdade da alta direção, por aí se entenda Johnny Saad e André Aguera.

Ano difícil

É até natural esse cuidado observado no campo da TV, porque neste segundo semestre do ano, além de propaganda política e eleições em dois turnos, ainda teremos uma Copa do Mundo. Toda e qualquer iniciativa tem que ser muito bem avaliada.

Bate-Rebate

Globoplay segue gravando a segunda e terceira temporadas de “A Divisão”...
... Tony Tornado, Neuza Borges, Marcelo Adnet e Dudu Nobre são as novidades no elenco de uma...
... E Cissa Guimarães, Ravel Andrade, Andreia Horta, Eduardo Lago da outra.
A primeira semana do novo “Encontro” mostrou que o programa ainda precisa de alguns ajustes...
... E algo que, na prática, se mostrou totalmente desnecessário no “Mais Você”, da Ana Maria Braga, foi o novo louro...
... Nada a ver. Qualquer outra coisa, até em homenagem ao Tom Veiga, podia ser inventada, mas nunca um outro papagaio.
E neste sábado, na Globo, tem a estreia de Maria Beltrão do “É de Casa”....
... Alguém que, ao longo de anos na GloboNews, já mostrou a sua capacidade.

Galeria

Confira a galeria de fotos