Canal 1
TV Cultura volta a ser excelente opção
Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

José Roberto Maluf já tinha toda uma história na televisão, desde Band, Gazeta e SBT, quando aceitou assumir a presidência da Fundação Padre Anchieta, em 2019.
E foi baseado nesta experiência que, desde o primeiro dia nas funções, as suas atenções se estiveram em resgatar a imagem da Cultura ou restabelecer a respeitosa posição que ela ocupou no passado.
O que, como homem de televisão ele sabia, só seria possível com uma grade de programação mais forte. Daí, entre outros movimentos, o ressurgimento do “Roda Viva”, primeiro com Daniela Lima e Vera Magalhães logo depois, voltando a apresentar programas que pudessem interessar ao público.
Assim como vieram a existir investimentos nos infantis, jornalismo, esporte, na própria rede de emissoras e até alguns atrevimentos, como exibir o clássico “Rei da Vela”, sábado passado, em horário nobre.
Por aí também passa a retomada da teledramaturgia, com a série sobre a independência do Brasil, dirigida por Luiz Fernando Carvalho.
Vale lembrar que, quando se meteu por aí, a Cultura nunca fez feio, especialmente com seus teleteatros.
E como o passado não pode brigar com o presente para não comprometer o futuro, se espera que interferências políticas não venham a atrapalhar o trabalho novamente recolocado nos trilhos.
Internacional
Renata Maron está cobrindo pela quarta vez o Oriente Médio e realizando entradas ao vivo nos canais Terra Viva, BandNews e AgroMais. Nos últimos meses foram três idas aos Emirados Árabes Unidos. Volta ao Brasil neste fim de semana. Na foto, ela está frente a Mosque de Abu Dhabi.
Está na ordem
Não vai existir nenhuma mudança na ordem de novelas da Globo, faixa das 21 horas. Depois de “Um Lugar ao Sol”, entra “Pantanal” e depois será “Olho por Olho”, do João Emanuel Carneiro.
Problema é depois
Após “Olho por Olho” é que ainda existe uma certa indefinição. A preferência é por Glória Perez, com sinopse aprovada há muito tempo, mas também tem o nome do Walcyr Carrasco correndo por fora.
Sucesso
Eliane Giardini e Marcos Caruso foram apresentar “Intimidade Indecente” em Portugal e até estão um pouco surpresos com tanto sucesso. Se depender do público vai demorar um pouco para voltarem. É uma sessão extra atrás da outra.
Nada ainda
Sobre a já decidida saída de Fátima Bernardes do “Encontro”, a Globo ainda é bem cautelosa sobre o assunto. Há a chance de o programa continuar existindo, com um ou mais apresentadoras no lugar. Patrícia Poeta, por exemplo, já foi um nome falado.
Porém
Também se estuda a possibilidade de entrar um programa totalmente novo nas manhãs. Algo, sempre ao vivo, que misture ainda mais entretenimento e jornalismo, inclusive com a participação das praças.
Contratada
Depois de acompanhar o Palmeiras no Mundial de Clubes, a jornalista Bibiana Bolson fechou contrato com a Jovem Pan. Estreia segunda-feira no “Camisa 10” e ainda terá um outro programa aos sábados.
Bebê chegando
Dony de Nuccio (foto) ainda não tem previsão de novas gravações no SBT. O jornalista e apresentador está focado “só no nascimento do primeiro filho”, que chega nos próximos dias. Dony é casado com Larissa Laibida.
Galeria
Confira a galeria de fotos