Buscar no Cruzeiro

Buscar

Canal 1

Streaming sempre fez novela. Só não assumia

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

23 de Dezembro de 2021 às 07:01
Camila Queiroz em
Camila Queiroz em "Verdades Secretas 2". (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A partir de “Verdades Secretas 2”, com 50 capítulos, outras plataformas como Netflix, Amazon, Warner e Disney, têm trabalhado na produção de formatos semelhantes. Nada de novo no reino da Dinamarca.

Como aqui já foi colocado, a diferença será nenhuma em relação aos trabalhos que há muito tempo já realizam, só que denominadas de séries, divididas ou alongadas em diversas temporadas.

As mexicanas, especialmente, com todo o know how adquirido ao longo de anos, disponibilizam sempre produções muito longas, com temporadas de até 50, 60... até 120 ou mais episódios.

Portanto, é de se estranhar esse insistente noticiário de que, em breve, o streaming poderá vir a concorrer com a TV aberta na produção e exibição de novelas. Poderá, virgula.

Essa concorrência já existe há muito tempo.

‘70 Anos Esta Noite’

Dois pontos sobre o especial feito em comemoração aos 70 anos das novelas brasileiras. Primeiro ponto: Em “70 Anos Esta Noite”, natural até que o maior destaque ficasse com as novelas da Globo. Foi a TV que mais produziu. Indiscutível. Segundo ponto: No entanto, o tempo de arte disponibilizado esteve longe de atender ou chegar perto da quantidade de novelas exibidas nas sete décadas. E, mesmo com pouco espaço destinado, foi simpático ver a citação aos trabalhos das concorrentes.

Regina Duarte. - DIVULGAÇÃO
Regina Duarte. (crédito: DIVULGAÇÃO)

E outra, Independentemente de posição política ou não mais pertencer ao elenco da casa, foi injustificável a ausência de Regina Duarte (foto). Erro dela se não aceitou o convite ou da Globo se não convidou. Assim como Lima Duarte, Glória Menezes, Tarcísio Meira e Francisco Cuoco, foi um nome de muitas produções.

Concentração

Com a estreia do “BBB” em 17 de janeiro, já existe a decisão de reunir e confinar seus participantes uns dez dias. Para eles, portanto, só o tempo de passar o período de festas em casa.

Ordem de sempre

Com reformas estruturais na casa e decoração praticamente concluídas, o próximo “BBB” vai seguir a mesma cartilha dos dois anteriores, reunindo convidados e os escolhidos da produção.Divulgação dos nomes na semana anterior à estreia.

Velho sonho

No SBT, o desejo da sua direção, caso o dono Silvio Santos venha a aprovar, é apresentar apenas jornal ou seguir com o “Primeiro Impacto” até o meio-dia.
O problema é que esse plano esbarra nos horários locais, onde outras emissoras próprias e afiliadas têm suas próprias programações.

Objetivo

Diante das modificações recentemente realizadas em sua direção, a Globo deverá, em curto prazo, voltar a fortalecer algumas propriedades que trouxeram a empresa até aqui. Entre elas, direitos esportivos, reposições em seu elenco e áreas da produção.

Acelerando

As gravações de “Reis”, próxima novela da Record, já acontecem em um ritmo dos mais interessantes. Ainda não foi fixada a sua data de estreia, mas isso, quando acontecer, já será com uma margem bem confortável de capítulos.

Galeria

Confira a galeria de fotos