Buscar no Cruzeiro

Buscar

Canal 1

Perdas de direitos podem chamuscar a imagem da Globo

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

01 de Outubro de 2021 às 07:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Emissora perdeu direitos de transmissão importantes, como o da F1.
Emissora perdeu direitos de transmissão importantes, como o da F1. (Crédito: REPRODUÇÃO INSTAGRAM)

A Globo, no passado, década de 70, teve um programa chamado “8 ou 800”, nos moldes de “O Céu é o Limite” ou do “Show do Milhão”, apresentado pelo Paulo Gracindo.

O prêmio máximo ao vencedor, o que acertasse todas as perguntas elaboradas pela produção, era de 800 mil cruzeiros. Dinheiro bom na época.

Clodovil, olha só, foi um dos participantes e escolheu responder sobre “Dona Beija”.

O título “8 ou 800”, sem entrar no mérito do certo ou errado, define bem o comportamento da Globo, em tempos diferentes: o de antes e o dos dias atuais.

No passado, em relação ao esporte, a sua direção dava-se ao luxo de pegar tudo que aparecia na frente, mesmo o que nunca teria chances de ser levado ao ar. Foi assim por muitos anos.

Uma conduta bem contrária a de agora. Além de deixar de comprar algumas competições, direitos importantes foram perdidos, como Libertadores, Sul-Americana, Stock Car, Fórmula 1 e vários campeonatos regionais, como o paulista e o carioca, entre os principais.

São duas maneiras de agir bem distintas. Ou bem opostas, quase um 8 ou 800 da vida, o que também não deixa de chamar atenção do mercado. Como já está chamando.

Quem sabe se um meio termo não seria o ideal?

Não é por nada

A Globo tem uma direção competente, que sabe muito bem o que faz. Isto em se tratando dos direitos que deixou de ter e até mesmo a redução do seu casting. A forma, aos olhos de fora, é que não parece a mais adequada.

É hoje

A “Fazenda”, a partir da festa desta sexta-feira, passará a contar com a sua nova participante, Lary Bottino. Depois de um período em completo isolamento, também necessário para testes de saúde, ela vai ocupar a vaga da Fernanda Medrado.

Muda tudo

A partir de segunda-feira, com base nos testes já realizados e que ainda devem prosseguir no final de semana, o “Rede TV News” trocará o cenário físico pelo virtual. Terá também trilha e logo diferentes. É a primeira mudança do principal jornal da casa desde a inauguração da TV em 1999.

Por outro lado

A bancada na redação, que ainda está sendo utilizada pelo “Rede TV News”, não será desativada. Mas utilizada em ocasiões especiais, como plantões, coberturas eventuais etc.

Homens trabalhando

A Band está bem acelerada nos trabalhos de reformas do seu Estúdio 1, aquele que é o maior de todos e que será utilizado pelos programas diários do Fausto Silva. A previsão é terminar tudo até o final de outubro, inclusive com capacidade de receber público. Terá plateia.