Buscar no Cruzeiro

Buscar

Canal 1

Novela no Brasil sempre foi e deve continuar como obra aberta

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

21 de Setembro de 2021 às 07:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: DIVULGAÇÃO GLOBO)

O Brasil sempre teve um jeito muito próprio de fazer novela, inclusive com semelhanças, em sua produção, próximas do cinema.

Ao contrário, por exemplo, do México, aqui o trabalho com os atores sempre foi mais cuidadoso. Há direção de cenas, uso de externas e caprichos bem redobrados na cenografia, figurinos e maquiagem.

Lá é mais teatro, com aproximadamente 95% das cenas gravadas no estúdio, em um ritmo tão frenético que as interpretações deixam a desejar. Interpretações, aliás, na grande maioria das vezes com o auxílio do ponto eletrônico. Nada é decorado. Vai que vai.

E é importante que os avanços observados na nossa teledramaturgia, sempre mais próxima da realidade, sejam mantidos, daí também a necessidade de as novelas, como sempre foram, continuarem como obras abertas.

É claro que a pandemia, com os cuidados que ainda devem ser tomados, modificou um pouco a ordem das coisas. Compreensível e louvável o esforço.

Só que a Globo passou a estrear novelas com tudo gravado e “Nos Tempos do Imperador”, em exibição, já provou que isso não é o mais recomendável. O mesmo risco também haverá em “Um Lugar ao Sol”, substituta de “Império”. Novelas sempre movimentam muitos atores e além da trama principal, existem as secundárias. Nem tudo pode funcionar perfeitamente bem ou de acordo com o planejado, ao longo de 160, 180 capítulos. Os ajustes em pleno voo sempre serão necessários e indispensáveis. O melhor, assim que possível, será voltar ao que sempre foi.

Olha isso

Alanis Guilles estará em "Pantanal". - JOÃO MIGUEL JÚNIOR / DIVULGAÇÃO
Alanis Guilles estará em "Pantanal". (crédito: JOÃO MIGUEL JÚNIOR / DIVULGAÇÃO)

São grandes as possibilidades de “Pantanal” também entrar no ar, na Globo, completamente gravada, a exemplo de “Quanto Mais Vida, Melhor”, produção das 19h, e “Um Lugar ao Sol”, 21h. Isso porque os trabalhos da primeira fase começaram há algumas semanas e, em outubro, já teremos captação da segunda, movimentando Alanis Guillen e cia.

E outra

Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa e responsável pela adaptação de “Pantanal”, já chegou ao centésimo capítulo da novela. Nesse ritmo, muito em breve ele colocará fim no roteiro.

Onça no elenco

Ainda de “Pantanal”, o diretor da novela, Rogério Gomes, declarou que uma onça domesticada participará das gravações. Em especial, para as cenas com Alanis Guillen.

Favoritos

Essa “Fazenda” promete... A Betfair.net, movimentando seu time de especialistas, já montou um ranking, apontando os favoritos para a edição deste ano. Dayane Mello e Tati Quebra Barraco, de acordo com levantamento realizados, irão chegar à final.

E mais...

No ranking montado até aqui, participantes Fernanda Medrado, Mileide Mihaile e Gui Araujo também aparecem com boas possibilidades. Nego do Borel está na 9ª colocação e Rico Melquiades na 12ª.

Passou, passou

Um dos assuntos mais comentados desde domingo, foi a escorregada da equipe de esportes da Globo, que terminou a transmissão de Vasco e Cruzeiro dando vitória para o clube carioca, quando o jogo terminou empatado. Foi um erro de todos. Paciência.

Grande perda

Luís Gustavo, que nos deixou domingo, faria um filme escrito por Malu Mader e Guilherme Gonzalez. “Estava empolgadíssimo. Leu todos os tratamentos. Cada diálogo foi pensado nele e na sua grandeza como um dos maiores de todos os tempos”, escreveu Gonzalez numa rede social.

Bate-Rebate

“Jornal da Record” estreou nesta última segunda-feira a série “Trançados do Sertão”, com reportagens de Leandro Stoliar, Rogério Gomes, Marcelo Souza, Leandro Marinho e Pedro Veloso...
... A coordenação é de Rosana Teixeira.
A Play FM chegou ao Paraná, cidade de Maringá, em 105,7.
O canal Arte 1 está anunciando para a próxima sexta-feira, 21h30, a exibição de um show histórico de Ray Charles, realizado no Salle Pleyel, em Paris.
Audiência: Record Rio, de acordo com levantamento da última semana, ocupou a liderança por quase duas horas...
... Durante 87 minutos o “Balanço Geral RJ” ficou em primeiro lugar.
Estudo realizado pelo Kantar Ibope aponta que aumentou o consumo do veículo rádio, com quase 85% das pessoas declarando que ouvem todos os dias.
Terça-feira de Libertadores no SBT. Palmeiras e Atlético MG jogam a partir das 21h15...
... Narração de Téo José, com comentários de Mauro Betting, Washington e Nadine Basttos na análise da arbitragem.

Galeria

Confira a galeria de fotos