Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia redesenha mapa da transmissão esportiva na TV do Brasil

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

25 de Maio de 2021 às 07:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Gabigol comemora conquista do Carioca, transmitido pela Record.
Gabigol comemora conquista do Carioca, transmitido pela Record. (Crédito: INSTAGRAM FLAMENGO)

Como certeza, e o cenário não indica nada diferente, a crise econômica provocada pela Covid-19 redesenhou o mapa da transmissão esportiva no Brasil.

Quando a Globo decidiu rescindir o contrato da Libertadores da América com a Conmebol, por não concordar com os valores antes ajustados, muitos imaginaram que era um blefe.

Mas não. A “LA” foi parar no SBT, hoje fazendo uma forte investida nos campos esportivos. A mesma Globo que já tinha deixado o Campeonato Carioca, agora com a Record.

Stock Car e Fórmula 1, que também eram dela, foram parar na Band, assim como não deu certo a sua tentativa de reconquistar a “Liga dos Campeões”, agora não mãos do SBT, assim como a Copa América.

Um panorama impossível de imaginar há uns três ou quatro anos.

Isso revela que os grandes players mundiais foram obrigados a rever e a renegociar seus acordos sobre eventos esportivos em razão da crise econômica. Buscar outros caminhos. E com esse novo “desenho” de negócio, ganha também o telespectador. A competição pela audiência também está bem mais interessante.

Tem mais essa

O SBT está em vias de fechar também a compra dos direitos de transmissão da Liga Europa. Negociações nos 45 do segundo tempo. Em breve, o anúncio.

Vai que vai

Recentemente, a coluna informou sobre o desejo da Globo de colocar “Nos Tempos do Imperador”, produção das 18h, no ar, a partir de agosto. Porém, de acordo com fontes da emissora, também não se descarta deixar o lançamento para 2022.

Noves fora

Mais que uma possibilidade, já existe a quase certeza de uma outra reprise na faixa das 18h após o término de “A Vida da Gente”. Um ano e tanto de pandemia, está na hora da dramaturgia da Globo buscar alternativas para contornar as dificuldades que ainda devem continuar por mais tempo.

Jogos Olímpicos

O surfe e o skate estão entre os esportes que passam a fazer parte do programa olímpico agora no Japão. Para comentar as modalidades estreantes, o Grupo Globo convidou Miguel Pupo, integrante da elite do surfe mundial, e o experiente Alejo Muniz. No skate, os comentários serão de Bob Burnquist, maior medalhista da história dos X-Games.

Sete chaves

CNN Brasil segurou enquanto pode o seu desejo de apresentar no “CNN Séries Originais”, do Evaristo Costa, uma edição especial sobre os crimes cometidos por Samuel e Saul Klein. Até aqui, inclusive, tratada como uma produção secreta. Serão dois programas, um já na próxima quinta-feira.

Cara de...

Na sexta, imediatamente após Silvio Santos decretar a mudança de grade, o SBT virou uma “doideira”. Todos correram para tentar organizar a nova grade. Imagine a reação desse pessoal depois de o dono, no fim de semana, mudar de ideia?