Buscar no Cruzeiro

Buscar

A TV perdeu o jeito de fazer humor

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

21 de Maio de 2021 às 07:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Marcelo Adnet estava reservado para
Marcelo Adnet estava reservado para "Novo Normal". (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O cancelamento ou adiamento do “Novo Normal” só revela as dificuldades da Globo e de todas as TVs em produzir programas humorísticos. Essa de dizer que no passado era mais fácil, porque as restrições não eram tantas, não passa de desculpa. Esfarrapada.

Ainda temos bons comediantes e humoristas, mas perdemos o jeito de fazer esse tipo de programa. Ou simplesmente não encontramos meios de adaptá-los aos dias atuais.

Vamos combinar que humor nunca foi fácil fazer. Daí a obrigação de sempre tirar o chapéu para a nossa história ou passado.

Havia exageros? Sim havia. Mas também existia talento para colocar programa em pé, casos de tantos como “Chico Anysio Show”, “Família Trapo”, “PRK 30”, “Viva o Gordo”, “Os Trapalhões”, “Escolinha”, a velha “Praça” e tantos outros.

Todos bem ajustados para a época em que foram levados ao ar. Hoje, lamentavelmente, não está mais sendo possível. Culpar o politicamente correto pode ser uma justificativa, mas nada deve ser comparado, por exemplo, ao período da ditadura. Ou da censura. Concorda?

Olha só

Chico Anysio, como Salomé de Passo Fundo, “telefonava” toda semana para o presidente Figueiredo. Jô Soares satirizava o então ministro Delfim Netto. Isso nos anos bicudos. E todos, inclusive os diretamente envolvidos, achavam graça.

Dois reconhecimentos

Quanto ao “Power Couple”, na Record, há o entendimento de dois grandes acertos no programa em cartaz. Primeiro a escolha de Adriane Galisteu. De cara, já impôs um estilo muito próprio na apresentação. E outro, a escolha dos casais participantes. Deu liga. Ou não deu, que também é importante.

Assim, assim

Na redação do “Jornal da Globo”, após o comunicado da semana passada, houve quem estranhasse a escolha de Giuliana Morrone, depois de oito anos no “Bom Dia”, para participações de Brasília. Meio que sem razão. O “JG” sempre teve seus colunistas na capital federal. A diferença é que agora será a Giuliana.

Dia da mudança

Ficou para a próxima terça-feira a troca de estúdio do “Vem Pra Cá”, de novo programa das tardes do SBT. O espaço atual voltará a ser ocupado pelos realities de culinária. Aliás, foi construído especialmente para eles.

De novo

Interrompidos há algum tempo, foram reiniciados os trabalhos da série “De Volta aos 15” da Netflix. No elenco, além de Maisa Silva e Camila Queiroz, Mariana Rios e Iana Sardenberg.

Tem dia

Ticiana Villas Boas começa a gravar o “Duelo de Mães” no dia 7 de junho para estrear em 4 de setembro. Apresentação na Band, mas tudo feito fora de lá, inclusive as gravações. Não é mais assim, porém a forma de falar, “lata na mão”, ainda é a mesma.