Buscar no Cruzeiro

Buscar

Camerata Schaeffler se apresenta no jardim do Paço

11 de Agosto de 2018 às 16:20

Emmanuele Baldini faz a regência da Camerata, que apresentará obras como “As quatro estações”. Crédito da foto: Divulgação

“As quatro estações”, de Antonio Vivaldi (1678-1741), e árias de óperas consagradas de diferentes períodos serão interpretadas amanhã, às 11h, no jardim do Paço Municipal, pela Camerata Schaeffler, sob a regência de Emmanuele Baldini e dos cantores líricos Manuela Freua e Giovanni Tristacci. O concerto ao ar livre também integra a programação de aniversário de 364 anos de Sorocaba e marca a comemoração dos 60 anos da empresa Schaeffler, patrocinadora da 9ª Temporada de Música Clássica de Sorocaba - Schaeffler Música, produzida pela MdA International.

Formada em 2014 exclusivamente para o projeto de difusão de música clássica em Sorocaba, a Camerata Schaeffler contará com dez músicos profissionais, sob a batuta do violinista italiano Emmanuele Baldini, spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) desde 2005 e considerado um dos principais intérpretes clássicos em atividade no Brasil.

Responsável, também, por arregimentar os integrantes, Baldini destaca que a Camerata carrega consigo um caráter didático, já que une no palco experientes músicos profissionais pertencentes à Osesp com talentosos alunos da Academia da orquestra. “É uma excelente oportunidade de intercâmbio que deu muito certo e pretendemos manter por muitos e muitos anos”, diz

Repertório

Para a apresentação de amanhã, que foge dos tradicionais teatros ou salas de concertos, Baldini elaborou um programa diversificado e “de grande efeito”, com intuito de atingir um público heterogêneo. “Como é um concerto que permite o acesso absolutamente livre das pessoas, a gente quer tirar aquela cara de formalidade que tem normalmente em teatros convencionais. Para isso, a nossa primeira opção foi fazer um concerto de portas abertas, no sentido literal, com um repertório bastante abrangente”, afirma.

Além de “As quatro estações”, grande obra barroca composta por Vivaldi, na qual o próprio Baldini atacará como solista, o programa inclui peças do brasileiro Heitor Villa- Lobos (1887-1959), “Prelúdio das Bachianas Brasileiras”, e árias de óperas de compositores consagrados como Giuseppe Verdi ( 1813-1901), Giacomo Puccini (1858-1924), Gaetano Donizetti (1797-1848), Georg Friedrich Händel (1685-1759) e George Gershwin (1898-1937).

A parte dedicada ao canto lírico terá participações da soprano Manuela Freua e do tenor Giovanni Tristac que, apesar de serem casados, raramente têm a oportunidade de se apresentarem juntos. “A gente está junto há quase oito anos e esta será a terceira vez que vamos dividir o palco. Então, para a gente, também será um concerto bastante especial”, comenta Manuela. O programa inclui ainda dois duetos, “La Traviata”, de Verdi, e “Viúva alegre”, de Lehar, que serão interpretados pelo casal. O Paço Municipal está localizado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista.

Galeria

Confira a galeria de fotos