Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cia Tempo de Brincar lança vídeoclipe de 'Inventar de brincadeiras'

31 de Maio de 2020 às 00:01

Cafuné e um afago para abraçar o mundo O compositor sorocabano Valter Silva e a atriz e artista visual Elaine Buzato formam a Cia. Tempo de Brincar. Crédito da foto: Divulgação

“O mundo, neste momento, está precisando de um cafuné. De um abraço, de um afago”. A frase do compositor sorocabano Valter Silva foi registrada ao Mais Cruzeiro em 11 de janeiro deste ano, justificando a feitoria de “Cafuné”, novo disco da Cia. Tempo de Brincar -- companhia da qual ele é fundador, ao lado da esposa, a atriz e artista visual Elaine Buzato --, mas parecia profetizar tempos difíceis que estariam por vir.

O oitavo álbum do grupo é dedicado à primeira infância. “Cafuné” foi produzido de maneira independente e totalmente artesanal -- todo o processo de gravação levou cerca de oito meses e foi realizado no estúdio montado na própria casa do casal e definido pelos artistas como “um convite a uma troca de experiências sensoriais, estéticas e afetivas”.

Em tempos de pandemia -- e da carência generalizada por abraços, afagos e cafunés -- uma das faixas mais marcantes do disco, a canção “Inventor de brincadeiras”, de composição de Valter, acaba de ganhar um videoclipe. Produzido pelo casal também de maneira totalmente artesanal, o clipe está disponível no canal oficial da Cia. Tempo de Brincar no Youtube. Devido às recomendações de isolamento social, o lançamento foi feito de maneira on-line, na tarde da última sexta-feira, com breve transmissão ao vivo, na qual o público pôde interagir com os artistas.

Gravado e editado em aplicativos de celular, o clipe é uma releitura da própria cena do espetáculo, agora recriada num espaço de jardim com luz natural e música ao vivo, e com interferências de animações que interagem com as cenas. “Estamos desde março na nossa casa, sem a possibilidade de levar nosso trabalho pelo mundo, daí vamos inventando jeitos de poder continuar durante esse período de reclusão”, conta diz Valter Silva.

Elaine detalha que durante esse período de pandemia, o casal realizou algumas “lives” e aprovou a forma de interagir com o público, que pede músicas e manda desenhos que são compartilhados ao vivo. “Não temos o calor humano, o toque e os olhos nos olhos que gostamos, mas é uma forma de continuarmos nos encontrando”, diz Elaine Buzato.

Com o melódico refrão que diz, “Fui marinheiro, fui capitão... fui astronauta, inventor de brincadeira no quintal do coração...”, a canção “Inventor de brincadeiras” é uma das oito faixas compostas por Valter Silva que fazem parte do álbum “Cafuné”, disponível nas principais plataformas de música digital. O disco também deu origem a um espetáculo de dança que se preparava para uma turnê de apresentações pelo Brasil, mas que precisou ser interrompida pela pandemia do novo coronavirus.

O trabalho criado por Elaine Buzato e Valter Silva tem a colaboração de músicos e artistas parceiros da dupla durante seus quase 20 anos dedicados à pesquisa em culturas populares e infância, e busca, por meio da linguagem do afeto e da comunicação poética, a uma troca de experiências sensoriais, estéticas e afetivas.

Sobre o grupo

A Cia. Tempo de Brincar se inspira na cultura popular brasileira retratando as festas tradicionais, os mitos e ritmos musicais, além dos adereços, bonecos e mamulengos utilizados nessas manifestações.

Criada em 2003, dirigida pela atriz e artista visual Elaine Buzato e pelo compositor Valter Silva, a Cia. tem se destacado pelo sério trabalho de pesquisa e criação dedicado ao público infantil de todas as idades, participando de importantes eventos como os Encontros da Canção Infantil Latino-Americana e Caribenha, e se apresentando em programas de TV como “Sr. Brasil” e “Viola minha viola” da TV Cultura, TVs educativas, além de teatros, congressos, festivais em todo o Brasil. (Felipe Shikama)