Cultura

Cacá Barros é premiado por melhor performance no Guitar Idol, em Londres

Influenciado por “guitar heros” como Joe Satriani e John Petrucci, há anos Cacá Barros soma milhares de fãs
Cacá Barros é premiado por melhor performance Guitar Idol, em Londres
Barros tocou no palco do lendário 100 Club, que já recebeu grandes músicos – Foto: Divulgação

O guitarrista votorantinense Cacá Barros conquistou o prêmio de melhor performance na final da 8ª edição do Guitar Idol, o principal concurso de guitarra do mundo, realizado no último domingo em Londres — no palco do lendário 100 Club, onde já apresentaram nomes como Chuck Berry, Muddy Waters, BB King, The Rolling Stones e Paul McCartney. Ele disputou a final com outros seis concorrentes, selecionados dentre mais de mil inscritos de 50 países. O prêmio principal do Guitar Idol foi vencido por outro brasileiro, Paulo Romão Zorba, de Maringá (PR).

Em mensagem nas redes sociais, o jovem músico, de 25 anos, comemorou o resultado, obtido com a música instrumenta “The flaming sword”, de sua autoria, que faz parte de seu álbum de estreia, “Adrenaline”, lançado em 2017. “Vim aqui para Londres buscar a vitória de um desafio pessoal, que era conseguir tocar minha música mais difícil sob pressão, na frente de músicos que estão em um nível altíssimo, e Deus foi tão bom comigo que além de receber incontáveis elogios fui agraciado com o prêmio de melhor performance […] Me sinto renovado e com uma vontade imensa de produzir coisas novas, estudar mais e trabalhar duro para chegar cada vez mais longe. Enfim, foi mais que a final de um concurso, pra mim foi a conquista de um novo nível como músico e principalmente como ser humano”, comentou.

Leia mais  Projeto Cinecafé do Sesc Sorocaba apresenta ‘Moonlight’

 

Barros ainda destacou o mérito de Zorba e ressaltou que o prêmio reafirma o alto nível dos músicos brasileiros. Não tinha ninguém ali mais merecedor do que você [Zorba]. O Brasil é de fato um celeiro de excelentes guitarristas, não devemos nada para ninguém de nenhum lugar do mundo e eles já reconhecem isso”, acrescentou. Além de Barros e Zorba, o Brasil também foi representado na final do concurso por Dimas Andrade, de Belo Horizonte (MG).

Influenciado por “guitar heros” como Joe Satriani e John Petrucci, há anos Cacá Barros soma milhares de fãs que o seguem em seu canal no Youtube, impressionados pelo virtuosismo, talento e domínio do instrumento de seis cordas. Para conseguir viajar para o Reino Unido, Cacá Barros criou uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar dinheiro para as despesas da viagem. Os doadores serão recompensados com brindes que vão desde partituras e backing tracks.

Comentários