Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bruson assina novo videoclipe de Collier

21 de Julho de 2020 às 00:01

Bruson assina novo videoclipe de Collier Animação da canção “He won’t hold you” está disponível no Youtube. Crédito da foto: Reprodução

Atualizado às 12h10 - O designer e animador sorocabano Daniel Bruson assina a direção do novo videoclipe do britânico Jacob Collier, fenômeno da música mundial que tem apenas 25 anos e já conquistou quatro Grammys Awards.

Bruson foi responsável pela animação do clipe da canção “He won’t hold you”, lançado no Youtube, no canal oficial de Collier, na última quinta-feira (16). Em apenas 24 horas, o video já registrava mais de 126 mil visualizações.

A faixa tem participação especial da rapper norte-americana Rapsody e é o terceiro single do álbum “Djesse Vol. 3”, que será lançado em 14 de agosto de 2020. “Para mim é um privilégio muito grande poder fazer um junto com ele, ter passado meses conversando e criado coisas juntos”, comenta o sorocabano, que dedica a obra aos artistas brasileiros que têm passado dificuldades durante a pandemia.

Em sintonia com a letra da música, com melodias suaves assentadas em harmonias complexas que são marcas de Collier, o clipe de cinco minutos de duração é inteiramente pontuado por contrastes, das cores preta e branca, do personagem ora sozinho e ora em meio à multidão e de seu confinamento no apartamento até o encontro com o mar e o céu aberto. “Nós conversamos muito, por mensagem e por Facetime. Nas últimas semanas, nos falamos quase todos os dias”, detalha.

Abrindo caminho

O sorocabano comenta que o convite para a empreitada foi feito no início de abril por intermédio de uma produtora de Collier, provavelmente motivado por um trabalho que em 2016 venceu o 24º Anima Mundi e foi finalista do Festival Internacional de Animação de Annecy, na França, ambos considerados os mais importantes festivais de animação do mundo. O filme premiado foi produzido para a NSPCC, uma associação do Reino Unido que desde 1884 atua na defesa dos direitos da infância, com a animação “Pete’s Story”, veiculada na televisão britânica e que ilustra o depoimento real de um homem que foi vítima de violência doméstica durante a infância.

Bruson assina novo videoclipe de Collier Bruson é responsável por todo roteiro do vídeo. Crédito da foto: Divulgação

Com 1 minuto e quinze de segundos de duração, a animação foi desenvolvida ao longo de cinco meses com mais de 1 mil desenhos pintados à mão com tinta aquarela que foram sobrepostos quadro a quadro. Com estética semelhante, Bruson usou basicamente a mesma técnica no videoclipe, mas, desta vez, precisou correr contra o tempo. “Passei os últimos noventa dias imerso nesse trabalho. Fui muito mais corrido do que o que eu costumo fazer”, comenta o designer, que chegou a convencer Collier a adiar o lançamento do clipe para que o resultado final fosse o desejado.

O prazo apertado, segundo ele, o fez buscar “soluções criativas”, como sequências mais contemplativas nas quais os planos mais longos foram feitos com a repeitição de parte dos 800 desenhos. Bruson, que também foi responsável por todo o roteiro do filme -- aprovado de cara por Collier -- assinala que o atual momento de pandemia também o ajudou a alimentar criativamente. “O Jacob compôs essa música já em isolamento e ela fala sobre uma pessoa que está atravessando um processo de cura, de perda e de dor. São temas que tem a ver com o que estamos enfrentando com a pandemia o que acontece no personagem do clipe, sozinho olhando para o próprio quarto, também acontece comigo aqui e com ele lá”, complementa.

Para Nicholas Gaudet, crítico do site Music Talkers, “em um momento desesperado de necessidade de cura, com as injustiças sociais e pandêmicas, essa balada aquecerá os corações mais frios e quebrará as pedras mais difíceis”. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos