Buscar no Cruzeiro

Buscar

Biografia de Armstrong é uma das estreias nas salas de cinema

18 de Outubro de 2018 às 08:02

Biografia de Armstrong é uma das estreias “O primeiro homem”, protagonizado por Ryan Goseling, foi baseado em livro sobre a vida de Neil Armstrong - Foto: Divulgação

A cinebiografia de Neil Armstrong, o primeiro astronauta a pisar na lua, é a principal novidade que chega nesta quinta-feira (18) às salas de cinema de Sorocaba. Completam a lista de novidades o longa nacional “Legalize já - amizade nunca morre”, que conta a história da banda Planet Hemp; a ação “A justiceira” e o drama alemão “Minha filha”. No final de semana, haverá sessões de pré-estreia no final de semana da animação “Amigos alienígenas”.

[irp]

 

Depois de dirigir “La la land”, longa vencedor de seis estatuetas do Oscar em 2017, o premiado diretor Damien Chazelle (Whiplash) e o ator Ryan Goseling retomam a parceria em “O primeiro homem”, sobre a fascinante história sobre a missão da Nasa de levar o primeiro homem -- Neil Armstrong -- até a lua, durante o período de 1961-1969. Baseado no livro “O primeiro homem: a vida de Neil Armstrong”, do historiador norte-americano James R. Gansen, o longa explora os sacrifícios e os custos -- de um homem e de uma nação -- a fim de concretizar a missão mais perigosa da história. O longa traz, ainda, os bastidores da missão especial Apolo 11, os percalços da fama e a trajetória do astronauta depois da Nasa. O elenco conta ainda com Claire Foy, conhecida do grande público pelo papel de protagonista da série televisiva “The crown”. Com roteiro de Josh Singer, vencedor do Oscar por “Spotlight - segredos revelados”, o drama foi produzido por Marty Bowen (“A culpa é das estrelas”).

https://www.youtube.com/watch?v=IHuQSTPQY6E

Celebre autor da frase “É um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade”, dita em julho de 1969 -- e observada por todo o mundo -- no instante em que pisou a superfície da lua, Armstrong era discreto e avesso a discussões, e foi alçado ao estrelato no instante em que deu aquele primeiro passo na superfície de outro corpo celeste que não a Terra. Vale destacar que o livro de Hansen, publicado no Brasil pela editora Intrínseca, com tradução de Donaldson Garschagen e Renata Guerra, se constitui em uma biografia rica em detalhes, com entrevistas com mais de 120 pessoas, acesso a documentos privados da família Armstrong e mais de 50 horas de entrevistas gravadas com o próprio “primeiro homem”. Assim como o livro, o longa tem recebido destaques positivos da crítica especializada. “Um dos melhores filmes de 2018. ‘O Primeiro homem’ é uma biografia época e íntima, potencializada por fortes atuações de seu elenco e pelo talento de mestre de Chazelle”, escreveu Chris Agar, da revista norte-americana Screen Rant.

Mais títulos

A relação dos músicos Skunk (morto de complicações decorrentes da Aids em 1994) e Marcelo D2 é o mote do longa “Legalize já - amizade nunca morre” que chega hoje às salas de cinema da cidade. Skunk, interpretado por Ícaro Silva, é um artista que sonha em ganhar a vida com o seu talento, enquanto, Marcelo, vivido por Renato Góes, trabalha como camelô e não reconhece o potencial que tem como compositor e cantor. Os dois acabam formando a banda Planet Hemp, uma das mais importantes da música brasileira dos anos 1990. A cinebiografia dirigida por Johnny Araújo e Gustavo Bonafé conquistou o prêmio de Melhor Ficção Nacional, segundo o público, na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e também Melhor Longa-metragem pelo júri popular e melhor roteiro no 12º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, além de ter participado do Festival do Rio de 2017.Repleto de tiros e bombas, “A justiceira” é outra opção que chega hoje às telonas de Sorocaba. Com direção de Pierre Morel, o longa protagonizado por Jennifer Garner (“Elektra”) não arrancou notas entusiasmadas da crítica especializada. “Garner tenta apresentar da melhor maneira possível. Mas o roteiro tosco, superficial, bagunçado e insensível não ajuda, muito menos a direção vacilante e pouco refinada de Pierre Morel”, pontua Will Ashton, da The Playlist. Quando o marido e a filha são mortos a tiros diante de um parque de diversões, Riley (Jennifer Garner) acorda de um coma e passa os anos seguintes aprendendo a se tornar uma máquina de matar. No quinto aniversário da morte de sua família, ela tem como alvo todos os responsáveis: a gangue que cometeu o crime, os advogados que os libertaram e os policiais corruptos que permitiram que tudo acontecesse.

https://www.youtube.com/watch?v=kUy5DePNJx4

A lista de estreias conta ainda com o drama alemão “Minha filha”, que narra o conflito entre duas mães, a de criação e a biológica, que almejam obter a guarda de uma menina. No centro do conflito, Vittoria (Sara Casu) se vê obrigada a lidar com questões existenciais muito acima do seu nível de maturidade, prestes a fazer uma escolha que a afetará a sua vida para sempre. “Há uma crua humanidade no desenho das personagens, e sobretudo da mãe ausente, às voltas com inúmeros problemas. Ponto para a forte e desglamourizada presença das duas atrizes veteranas do elenco”, disse Sérgio Rizzo, de O Globo.

Biografia de Armstrong é uma das estreias A animação “Amigos alienígenas” chega em duas sessões de pré-estreia no fim de semana - Foto: Divulgação

Para os pequenos, a novidade que chega no final de semana é a animação alemã “Amigos alienígenas”. Com direção de Christoph Lauenstein e Wolfgang Lauenstein, o filme conta a história de Louis, um menino de doze anos, que vê sua vida mudar completamente quando uma nave espacial ocupada por três alienígenas cai nos fundos do quintal de sua casa. Seu pai, um ufologista famoso, pretende congelar os novos amigos na primeira oportunidade, por isso ele precisa protegê-los e ajudá-los a descobrir o paradeiro da nave mãe, para que só assim eles consigam voltar para casa. “Suave e previsível”, pontuou Cath Clarke, do jornal britânico The Guardian. (Da Redação, com informações de Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos