Buscar no Cruzeiro

Buscar

Biblioteca sedia oficina sobre os arquétipos dos fluxos emocionais

18 de Dezembro de 2018 às 05:02

Biblioteca sedia oficina sobre os arquétipos dos fluxos emocionais Encontro será com a artista visual Camila Fontenele. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS

A artista visual Camila Fontenele realiza nesta terça-feira (18), das 15h às 17h, a “Oficina de imersão: Os arquétipos dos fluxos emocionais”, na Biblioteca Infantil Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury. A atividade é gratuita e a inscrição pode ser feita a partir das 8h pelo telefone (15) 3231-5723. Vagas limitadas. A oficina é uma contrapartida da artista pelo Prêmio Flávio Gagliardi de Artes Visuais de 2017, promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur). Ela venceu a premiação com a série fotográfica “20 poucos anos e o mar”, criada durante uma rápida viagem de dois dias a Vitória, no Espírito Santo.

Fazendo analogia com a obra “20 poucos anos e o mar”, a oficina tem como principal objetivo compartilhar referência de artistas que têm a simbologia da água como mote. Conforme Camila, o elemento água se refere aos aspectos sentimentais, espirituais e imaginativo da psique, ou seja, à visão interior aquela que não pode ser vista a olho nu. Além disso, a água também é atribuída à cura e purificação. Entre os exemplos cotidianos estão: o batismo e os banhos ritualísticos.

A oficina é voltada a pessoas com idade a partir de 16 anos. Os inscritos deverão levar apenas caneta e caderno no dia da atividade. A Biblioteca Infantil fica na rua da Penha, 673, no Centro.

Trajetória da artista

Camila Fontenele, 28 anos, é natural de São Paulo e atualmente reside em Sorocaba. É formada em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda na Uniso e pós-graduada em Cinema, TV e Vídeo pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Por meio do projeto “Todos podem ser Frida”, seu primeiro trabalho autoral, teve a chance de percorrer quatro Estados do Brasil e países do exterior como Itália, Inglaterra e México.

Entre intervenções e exposições do projeto, já fotografou cerca de seis mil pessoas.

Em 2016, venceu o concurso de fotografia “Diversidad Sexual” proposto pelo coletivo ProvocArte e a Universidad de Guanajuato Campus León, no México.

Camila é integrante da iniciativa YVY Mulheres da Imagem e representante do grupo regional em Sorocaba. Tem obras no acervo do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs), no Museu da Diversidade Sexual e na Roberg Galeria.