Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bianca Gismonti Trio lança álbum no palco do Sesc Sorocaba

14 de Março de 2019 às 04:31

Bianca Gismonti Trio lança álbum no Sesc Trio, formado por Bianca Gismonti, Julio Falavigna e Antônio Porto apresenta seu novo disco, que foi gravado na Hungria. Crédito da foto: Daryan Dornelles / Divulgação

Compositora e pianista, Bianca Gismonti navega livremente por oceanos musicais que a levam a diferentes territórios no álbum “Desvelando mares”, que será lançado nesta quinta-feira (14), no palco do Sesc Sorocaba. À frente da tradicional formação de trio, acompanhada por Julio Falavigna na bateria e Antônio Porto no contrabaixo, Bianca apresentará pela primeira vez as músicas de seu novo disco, que reúne temas inéditos que prestam homenagem a compositores de diferentes partes do mundo que a inspiraram em sua formação. A entrada é gratuita.

[irp posts="83222" ]

 

O concerto integra a programação do especial Mulheria, que destaca o protagonismo feminino em diferentes linguagens artísticas, e marca oficialmente a estreia da turnê de lançamento do novo trabalho. Nas próximas semanas, o trio apresentará o mesmo repertório nos palcos do Blue Note do Rio de Janeiro e de São Paulo, franquias nacionais da casa de shows de jazz mais emblemática do mundo.

Gravado na Hungria, o disco, já disponível nas principais plataformas digitais, reúne temas em homenagem a grandes nomes da música instrumental contemporânea como o norte-americano Steve Reich, os portugueses Mario Laginha e Maria João, o tunisiano Dhafer Youssef e a japonesa Hiromi Uehara.

Filha de ninguém menos que o aclamado multi-instrumentista Egberto Gismonti, Bianca diz ter “o sangue de compositora nas veias” e assinala que o álbum foi registrado em Budapeste em duas sessões -- sendo a primeira em setembro de 2016, apenas com o trio, e a segunda em maio do ano passado, com participações de instrumentistas de várias partes do mundo.

Inspiração

Inspirada por sonoridades de instrumentos musicais exóticos, bem como variadas formas e concepções composicionais, Bianca é capaz de criar novas rotas a partir de obras que aprecia, como uma desbravadora timoneira em meio a um oceano inexplorado. “Tudo inspira. A vida inspira, mas para a gente que é ligado à criação, os criadores também são inspiradores”, diz. Segundo ela, a influência de compositores de todas as partes do mundo é tão rica para o trio que poderia facilmente dar origem ao álbum “Desvelando mares 2”. “Dá para desenvolver uma série”, brinca, citando que dezenas de composições ficaram de fora do disco.

https://www.youtube.com/watch?v=rxQoBqxPusA

Bianca detalha que “Desvelando mares”, como o nome sugere, faz alusão ao processo de descoberta e expansão por novos territórios e, ao mesmo tempo, uma metáfora à própria música, que liga culturas tão distintas e revela a sua própria essência. “Acho que por a gente viver num país miscigenado, esses mares e territórios já estão incluídos na nossa identidade. O disco é esse processo de ver o distante mas também reconhecer a distância como própria ou inerente a nossa origem”, detalha.

Além de temas do novo disco, Bianca aproveitará esta sua primeira passagem por Sorocaba para revisitar faixas do projeto Gismonti 70, iniciado em 2017, que, também na formação de trio, faz um passeio pela obra de Egberto Gismonti em homenagem aos seus 70 anos. O disco com o registro de sua visão sobre a obra do pai já está gravado, mas só deverá ser lançado em 2020.

Vale destacar que além do seu trio, Bianca Gismonti faz parte do Duo Gisbranco, com a pianista Claudia Castelo Branco. No início desse mês, as jovens pianistas, ao lado do violoncelista Jaques Morelenbaum, lançaram o DVD “De Villa a Ebgerto” (co-produção do Canal Brasil), que procura mostrar a obra de dois gênios da música brasileira, Villa-Lobos e Egberto Gismonti, ambos responsáveis por conduzir os caminhos estéticos dessa música, cada um a seu tempo. (Felipe Shikama)

Serviço

Bianca Gismonti Trio

Quinta (14), 20h

Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade)

Ingressos gratuitos (serão distribuídos no local com uma hora de antecedência)