Buscar no Cruzeiro

Buscar

Beatles são tema de concerto da Orquestra Ouro Preto em Sorocaba

25 de Agosto de 2018 às 10:25

Beatles são tema de concerto especial da Orquestra Ouro Preto em Sorocaba A combinação inusitada da Ouro Preto une, num mesmo palco, uma orquestra e uma banda de rock. Divulgação

Clássicos dos Beatles como “Yesterday”, “Help”, “Something”, “Hey Jude”, “Eleanor Rigby” e “Day Tripper” ganharão contornos sinfônicos no concerto “The Beatles” que a Orquestra Ouro Preto apresenta amanhã, às 16h e às 18h, na Sala Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro). Os ingressos custam R$ 10 e serão vendidos no local a partir das 15h.

Com regência do maestro Rodrigo Toffolo, a apresentação conta com o patrocínio da SulAmérica, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura. Sucesso de crítica e público, o concerto já percorreu diversas cidades, incluindo participação na última edição da International Beatle Week -- tradicional evento inglês dedicado à obra dos Beatles, em Liverpool -- onde se destacou em três elogiados concertos, como no Philharmonic Hall de Liverpool, uma das salas mais importantes da Inglaterra.

Dialogando os universos da música de concerto e popular, a apresentação propõe uma vibrante viagem sonora pela biografia musical do quarteto de Liverpoool, a partir de uma combinação inusitada: a união, em um mesmo palco, de uma orquestra e uma banda de rock. O repertório abrange todo o período de produção artística dos Beatles, de grandes sucessos que há muito fazem parte do imaginário coletivo até canções menos conhecidas, em arranjos inéditos assinados pelo violinista Mateus Freire.

A apresentação privilegia a linha melódica original das canções, com os violinos, violas, violoncelos e baixo, substituindo a palavra cantada. “O objetivo dessa escolha é manter fidelidade às peças, desvendando a complexidade melódica das canções do grupo e, ao mesmo tempo, reafirmar o caráter atemporal da obra do quarteto”, explica o Maestro Toffolo.

A orquestra

Considerada uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto tem como diretor artístico e regente titular o maestro mineiro Rodrigo Toffolo. Premiado nacionalmente, o grupo jovem vem se apresentando nas principais salas de concerto do Brasil e do mundo. A orquestra foi criada em 2000 e seu trabalho é marcado pelo experimentalismo e ineditismo. (Felipe Shikama)