Buscar no Cruzeiro

Buscar

Banda Os Figurantes lança seu novo álbum para as plataformas digitais

30 de Julho de 2019 às 22:26

Banda Os Figurantes lança seu novo álbum Os Figurantes é formada por Xexel Vieira (violão), Danny Caruso (vocal), Titico (bateria), Hamilton de Oliveira (teclado), com reforço dos irmãos Adriano Franklin (baixo) e Nei Dias (violão). Crédito da foto: Reprodução

Até o final de 2019, o streaming de aplicativos como Spotify, Deezer, Apple Music assumirá a primeira posição entre as tecnologias mais usadas no mundo para ouvir música, superando downloads de MP3 e mídias físicas como CDs, vinis e fitas cassete. Atentos a essa tendência do mercado, a banda Os Figurantes, de Sorocaba, acaba de lançar o álbum “Ao vivo e acústico” nas principais plataformas de música digital.

As 14 músicas do novo trabalho autoral da banda estão sendo lançadas paulatinamente em vídeo, no Youtube, sempre às segundas-feiras. O disco foi gravado ao vivo em estúdio e também rendeu registro em DVD. “A gente procurou uma forma de unir o antigo com o moderno. Eu gosto muito do conceito de álbum completo, mas hoje em dia a maneira que a turma ouve música é diferente”, comenta Xexel Vieira, guitarrista e fundador da banda, referindo-se ao fato de que, na esteira da transição tecnológica, a apreciação de álbuns conceituais, com enredamento narrativo e estético, deu lugar ao hábito de ouvir singles aleatórios. “Antes as pessoas ouviam música juntas. O aparelho ficava no meio da sala da casa. Hoje é uma coisa bem individual, íntima. Cada um com o seu fone de ouvido”, complementa.

[irp posts="3786" ]

 

A decisão de dar vazão ao álbum autoral em três produtos diferentes (as faixas nas plataformas de streaming, os videos no Youtube e DVD) só foi possível, segundo Xexel, graças ao engajamento de vários parceiros e amigos. “Decidimos fazer um projeto que coubesse no nosso bolso e ficasse legal para divulgar”, diz. O diferencial do DVD, com captação e edição da Labuta Filmes, é que é os músicos gravam as faixas no estúdio assistidos por uma seleta plateia de quase 30 pessoas. Para não comprometer a qualidade do áudio, cada pessoa da plateia do pocket show precisou usar um fone de ouvido. Essa solução foi inspirada em um projeto pioneiro da banda norte-americana Snarky Puppy.

O álbum “Os Figurantes -- ao vivo e acústico” reúne 14 faixas autorais, sendo 13 delas compostas por Xexel Vieira e uma em parceria com o compositor sorocabano Tom Soares. As canções que transitam por estilos variados, como pop, rock, soul, bolero e jazz, têm seus arranjos elaborados coletivamente pela banda, que além de Xexel (violão) é desde o início formada por Danny Caruso (vocal), Titico (bateria), Hamilton de Oliveira (teclado). Nesta nova empreitada, a banda ganhou os reforços dos irmãos Adriano Franklin (baixo) e Nei Dias (violão). O DVD conta com participação especial da cantora Paty Andrade, que divide os vocais na canção “Meio distraída”. Segundo Xexel, as canções foram escritas em diferentes fases da carreira -- a mais antiga há 24 anos -- e pelo menos oito delas foram classificadas em diferentes edições no Prêmio Sorocaba de Música Festival Nacional de MPB Livre.

Além de “Ao vivo e acústico”, Os Figurantes têm dois EPs (extended play) lançados. O de estreia, “Os Figurantes”(2013), com seis faixas autorais e um videoclipe disponível no Youtube, “Entre o céu e o asfalto”, lançado e em 2006, com produção de Rodrigo Castanho, que conquistou duas vezes o Grammy Latino na categoria melhor álbum de rock brasileiro -- em 2008 com CPM 22 e em 2009 com NX Zero. (Felipe Shikama)