Buscar no Cruzeiro

Buscar

Autores de Sorocaba integram coletânea ‘Cadernos Negros’

09 de Abril de 2021 às 00:01

Autores de Sorocaba integram coletânea ‘Cadernos Negros’ Onildo Aguiar. Crédito da foto: Divulgação

Os escritores sorocabanos Onildo Aguiar, que assina suas obras com o pseudônimo africano Kasabuvu, e o pedagogo Manoel Francisco Filho, autor do livro infantojuvenil “Sociedade das Formigas”, participam da 43ª edição da coletânea “Cadernos Negros”, dedicada aos poemas afro-brasileiros -- cada edição tem um gênero literário específico.

O lançamento da coletânea será neste sábado (10), às 17h; e domingo (11), às 16h, em evento on-line no canal www.youtube.com/e/QuilombhojeLiteratura. Os interessados podem adquirir a obra pelo site da editora que a organizou (www.quilombhoje.com.br/livraria).

A coletânea “Cadernos Negros” vem sendo publicada desde 1978 e, nesta edição, reúne 65 escritores de todo o País. O jurista e filósofo Silvio de Almeida diz que a obra “tem sido responsável por inserir no imaginário social vozes, em geral silenciadas, de artistas cujo trabalho manifesta reivindicações por liberdade, igualdade e, sobretudo, justiça”.

Autores de Sorocaba integram coletânea ‘Cadernos Negros’ Manoel Francisco Filho. Crédito da foto: Divulgação

O cantor e escritor Martinho da Vila, que assina o posfácio do livro, escreveu: “Cadernos Negros é uma publicação de resistência em alto nível.”

Onildo é pesquisador da cultura afro e é membro do Núcleo de Cultura Afro-Brasileira (Nucab) da Universidade de Sorocaba (Uniso). Dele, a coletânea traz dois poemas: “Os Deuses Batuqueiros” e “Afrocentralidade”. Manoel Francisco, que também é idealizador do projeto “No Caminho do Sol O Mundo do Faz de Conta Acontece”, participa com o poema “Vida e Arte”. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos