Buscar no Cruzeiro

Buscar

‘Auto do circo’ inicia nova temporada no Pq. das Águas

08 de Dezembro de 2018 às 23:58

‘Auto do circo’ inicia nova temporada no Pq. das Águas O Nativos Terra Rasgada existe há 16 anos e segue uma pesquisa com foco no teatro popular. Crédito da foto: Divulgação

O espetáculo “Alegria: o auto do circo”, do grupo Nativos Terra Rasgada, inicia neste sábado (8) a temporada no Teatro de Arena do Parque das Águas, no Jardim Abaeté. Tradição pelo quinto ano consecutivo em Sorocaba, o espetáculo narra a história do pequeno circo Alegria, que passa pela grande dificuldade de sobreviver da arte. Todas as apresentações contarão com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Após ter sua lona queimada “acidentalmente” pelo prefeito da cidade, os artistas perdem tudo, inclusive o palhaço Berinjela, que após muitas lamentações, volta de seu descanso celestial com a missão de gerar um bebê palhaço que salvará o circo. Mas ao saber que o filho do salvador vem ao mundo, o prefeito inicia uma caça aos artistas da cidade, instaurando uma confusão extremamente divertida e emocionante!

Com direção de Rodrigo Zanetti, a encenação foi inspirada na passagem bíblica do nascimento do menino Jesus e é construída a partir do universo circense, com reprises e técnicas clássicas do circo brasileiro. “É uma comédia tocante e cheia de poesia, feita para toda a família. E com o trabalho, buscamos trazer uma discussão leve e engraçada sobre o consumismo que permeia a nossa vida durante a época natalina, além do descaso que vemos anualmente com a arte e os artistas dentro dos municípios brasileiros”, declara o autor.

Para Juliana Prestes, atriz do Nativos Terra Rasgada, interpretar o lado poético e romântico dentro do espetáculo é tão prazeroso como a comicidade de cada palhaço dentro de um circo. “As crianças brilham ao ver o número de bambolê da minha personagem, os apaixonados se encantam e se divertem com o romance dela com o Berinjela, e os papais e as mamães se identificam com o desfecho do espetáculo, pois o nascimento é sempre uma salvação para os corações”, comenta a intérprete da bailarina Maria, amada do Berinjela e que dará à luz ao palhacinho salvador dos artistas.

Há quase 16 anos na estrada, o Nativos Terra Rasgada segue uma pesquisa com foco no teatro popular e busca trabalhar a imaginação cômica com forte cunho político e social em seus espetáculos, usando a rua como espaço de toda representação. 

Serviço

“Alegria: o auto do circo”, com o grupo Nativos Terra Rasgada

De 8 a 16 de dezembro, diariamente às 19h30

Teatro de Arena do Parque das Águas (próximo à base da Guarda Civil Municipal)

Entrada gratuita -- mas o público pode contribuir espontaneamente durante a “passagem do chapéu”