Buscar no Cruzeiro

Buscar

Atriz Nicette Bruno morre aos 87 anos, vítima da Covid-19

20 de Dezembro de 2020 às 15:44

Nicette Bruno estava internada em estado grave em UTI de hospital no Rio de Janeiro. Crédito da foto: Ag. Estado/Arquivo

Aos 87 anos de idade, morreu na manhã deste domingo (20) a atriz Nicette Bruno, vítima da Covid-19. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, e não resistiu. Devido ao estado de saúde considerado 'muito grave', segundo o último boletim do médico do hospital, ela estava sedada e sob ventilação mecânica, ou seja, dependia totalmente da respiração artificial. A informação da morte foi confirmada pela hospital por volta das 13h20.

"A Casa de Saúde São José informa que a atriz Nicette Bruno, que estava internada no hospital desde 26 de novembro de 2020, faleceu hoje, às 11h40, devido a complicações decorrentes da Covid-19. O hospital se solidariza com a família neste momento", dizia a nota divulgada pelo hospital.

Considerada uma das melhores atrizes de sua geração, Nicette Xavier Miessa nasceu em Niterói (RJ), em 7 de janeiro de 1933. Começou a carreira ainda pequena, aos quatro anos, em um programa infantil na Rádio Guanabara.

Ela adotou o sobrenome da mãe, Eleonor Bruno Xavier, de família com tradição artística. Com nove anos de idade, ingressou no grupo de teatro da Associação Cristã de Moços (ACM).

Depois disso, passou pelo Teatro Universitário e pelo Teatro do Estudante. Aos 14 anos, já era atriz profissional na Companhia Dulcina-Odilon, da atriz Dulcina de Morais, na qual estreou na peça "A filha de Iório".

Pela atuação como Ornela, recebeu prêmio como atriz revelação da Associação Brasileira de Críticas Teatrais.

Aos 19 anos, conheceu o ator Paulo Goulart, com quem atuou na peça "Senhorita Minha Mãe", no Teatro de Alumínio, futuro Paço Municipal, em São Paulo. Com Goulart, acabou compartilhando dezenas de peças, novelas e quase 60 anos de casamento. Tiveram três filhos que seguiram a carreira dos pais: Paulo Goulart Filho, Bárbara Bruno e Beth Goulart.

O casal também fundou, em 1953, a companhia Teatro Íntimo de Nicette Bruno, que teve participação de nomes como Tônia Carrero e Walmor Chagas. Nicete estreou em TV em 1950 na extinta TV Tupi, onde fez diversos trabalhos marcantes. Foi para a Globo em 1981 para fazer parte do elenco do seriado "Obrigado, doutor".

Na emissora, sua primeira novela foi "Sétimo Sentido" (1982), de Janete Clair. Ao longo dos anos, integrou elencos de novelas como "Louco Amor (1983),  "Selva de Pedra" (1986), "Rainha da Sucata" (1990) e "Mulheres de areia" (1993).

Nos últimos anos, passou por novelas como "A vida da gente" (2011), "Salve Jorge" (2012), "Joia Rara" (2013), "I love Paraisópolis" (2015) e "Pega Pega" (2017). Em 2020, foi homenageada na versão da Globo de "Éramos seis" ao interpretar madre Joana, uma freira, personagem que deu vida na versão original da TV Tupi e que sucesso nacional.