Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ator Paulo Betti revisita memórias em peça teatral

21 de Agosto de 2020 às 00:01

Ator Paulo Betti revisita memórias em peça teatral Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (17/10/2019)

Hoje, às 21h, será a última apresentação on-line da peça de teatro “Autobiografia Autorizada”, com Paulo Betti. O monólogo caprichado com iluminação, figurino, trilha sonora, cenário e belas projeções escrito e protagonizado por Paulo Betti, dirigido por ele e por Rafael Ponzi.

O espetáculo (o último foi “Deus da Carnificina”), que marca a comemoração dos 40 anos de carreira de Paulo, foi construído pelo próprio artista, que se inspirou nos textos escritos em grandes blocos durante a adolescência, onde também fazia colagens de fatos da época, e também nos artigos semanais que escreveu por quase trinta anos para o Jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, cidade onde foi criado.

A peça recebeu unanimidade de críticas positivas e recebeu indicação para o prêmio Shell de melhor texto em 2015 e foi finalista do Prêmio Faz Diferença (O Globo). A peça é um amalgama do Brasil profundo, inspirada pela inusitada história de superação de Paulo, que percorre o trajeto riquíssimo da roça a cidade, contando um pouco da história da Imigração Italiana no Brasil.

Paulo Betti (62 anos) saiu do mundo rural onde o avô, um imigrante italiano, trabalhava a meia para um fazendeiro negro. Filho de uma camponesa analfabeta, que mudou para a cidade onde foi empregada, mãe de 15 filhos (Paulo é o décimo quinto, temporão, dez anos de diferença de seu irmão mais novo). Seu pai era esquizofrênico. Apesar disso, estudou em boas escolas, cursou um Ginásio Industrial em tempo integral, se formou pela Escola de Arte Dramática da USP e foi professor na Unicamp.

O testemunho do ator, autor e diretor, que vai representar pai, mãe, avó e muitos outros personagens da própria vida, levará ao público uma peça divertida e emocionante.

“Minha fixação pela memória da infância e adolescência, passada num ambiente inóspito e ao mesmo tempo poético, talvez mereça ser compartilhada no intuito de provocar emoção, riso, entretenimento e entendimento”, completa Betti. O ingresso custa R$ 12,50 e pode ser adquirido por meio do www.teatropetragold.com.br. (Da Redação)