Cultura

Artistas da região de Sorocaba lançam Clube de Colecionadores

Com exposição que segue até 21 de dezembro, iniciativa pretende fomentar a produção artística local
Artistas lançam Clube de Colecionadores
Obra de Mazé Perbellini faz parte da mostra e pode ser adquirida em reprodução. Crédito da foto: Reprodução

Trabalhos de 11 artistas da região de Sorocaba poderão ser colecionados pelos apreciadores das artes visuais contemporâneas no projeto Clube de Colecionadores, que será lançado hoje, na Fernanda Monteiro Galeria. As obras, assinadas pelos próprios autores no verso, são reproduções em formato 15x21cm sobre papel 100% algodão, cujas originais compõem o acervo permanente da galeria, que ficarão expostos até dia 21 de dezembro.

Artistas lançam Clube de Colecionadores
Fábio Florentino é um dos 11 artistas que fazem parte do projeto que será lançado hoje. Crédito da foto: Reprodução

A iniciativa inédita na cidade visa fomentar a produção artística local e incentivar o colecionismo de obras de arte com preços acessíveis. Nesta primeira edição, poderão ser adquiridas reproduções autenticadas de obras dos artistas Adriana Dias, Danilo de Carvalho Rek, Érica Campos, Fábio Florentino, Fernanda Monteiro, Joaquim Marques, Letícia Barreto, Maria Radicce, Mazé Perbellini, Silvana Sarti e Rafael Pieroni.

Leia mais  Série sobre Zé do Caixão é disponibilizada na íntegra no YouTube
Artistas lançam Clube de Colecionadores
Rafael Pieroni também está com suas obras disponíveis para futuros colecionadores. Crédito da foto: Reprodução

Proprietária da galeria e idealizadora do projeto, a artista visual Fernanda Monteiro destaca que as tiragens são limitadas ao máximo de 40 cópias. “É uma prática ainda nova no Brasil, mas que vem ganhando adesão, em função de oferecer produtos artísticos de qualidade museológica, com valor agregado. São trabalhos diferenciados aos de peças de lojas de decoração, que cobrem paredes”,diz. A galerista acrecenta que, além de divulgar a produção de artistas que vivem ou possuem relação afetiva com a cidade, a iniciativa visa estimular a aquisição de coleções de obras da cidade, hábito que, segundo ela, é pouco praticado no Brasil e, muitas vezes, erroneamente interpretado como a algo elitizado, caro e excludente.

Artistas lançam Clube de Colecionadores
Os desenhos originais de Adriana Dias fazem parte do acervo permanente da galeria. Crédito da foto: Reprodução

Além de serem nomes em ascensão no mercado da arte contemporânea, o time de 11 artistas selecionados nesta primeira edição foi montado com base na relação afetiva que eles mantém com a galeria que, desde sua inauguração em 2010 já recebeu dezenas de exposições individuais e coletivas, por meio de convocatórias para ocupação. Fernanda Monteiro comenta que, para fazer parte do Clube de Colecionadores, o interessado poderá aderir a um plano anual, com parcelas mensais e recebimento de uma gravura por mês. Os valores serão apresentados hoje e parte dos artistas estarão no local para falar sobre seus trabalhos com o público interessado. (Felipe Shikama)

Leia mais  Varal Estrela lança seu primeiro disco em Sorocaba

Serviço

Clube de Colecionadores
Lançamento hoje, 16h
Exposição até 21 de dezembro, de de terça a sexta, das 14h às 19h
Fernanda Monteiro Galeria (rua Gustavo Teixeira, 600, Mangal)
Entrada gratuita

Comentários