Cultura

Apresentações durante a pandemia é tema de Workshop gratuito

Apresentações durante a pandemia é tema de Workshop gratuito
Artistas precisaram descobrir novas formas de apresentar seu trabalho. Crédito da foto: Divulgação

Com o início da pandemia, buscar novas formas de fazer apresentações artísticas deixou de ser um diferencial para se tornar uma estratégia de sobrevivência. O workshop gratuito Corpos Híbridos foi contemplado no Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc Nº 36/2020 e é voltado para estudantes e artistas da Região Metropolitana de Sorocaba, vai tratar desse assunto entre os dias 15 e 18. As inscrições estão abertas.

Idealizado pelo ator e diretor, Robson Catalunha, o Workshop Corpos Híbridos tem como objetivo oferecer aos artistas da região um toque de inspiração para incentivar produções capazes de borrar as fronteiras entre as esferas artísticas. Desse modo, muitas produções podem retomar o seu desenvolvimento e, até mesmo, aumentar a relevância durante o período vivido.

“Reclusos, muitos artistas do teatro criaram, adaptaram e se apresentaram em plataformas virtuais. Há quem defina o teatro como o território do encontro com os espectadores em tempo real, não considerando a possibilidade de experiências digitais”, esclarece Robson. “Por outro lado, também é possível encarar essa interação como algo artisticamente digno, talvez ficando em uma zona entre o teatro real e a experiência cinematográfica. Ou seja, algo híbrido e que pode ser a solução para muitos intérpretes.”

Leia mais  Filme adota o ponto de vista de uma vítima de Alzheimer

O show não pode parar

O workshop foi desenvolvido para compartilhar com os participantes, processos de criação capazes de se enquadrar em formatos híbridos. Dividido em quatro dias, a formação visa apresentar e conceituar trabalhos do gênero, compreender as motivações e concepções, estudar propostas de figuras levantadas pelos participantes, além de desenvolver personagens e apresentar um pequeno projeto autoral.

“Em alguns encontros, nós vamos desenvolver a questão teórica, prática e ainda finalizar com um experimento individual”, explica o idealizador. “Vamos abrir 27 vagas para toda a Região Metropolitana de Sorocaba e esperamos reunir estudantes da rede pública, artistas, pesquisadores e demais interessados”. Os encontros serão todos virtuais e acontecerão entre os dias 15 e 18 de março, das 19h às 21h. Os participantes precisam ter a partir de 14 anos e formalizarem a inscrição via formulário disponível nas redes sociais. As inscrições podem ser feitas até 10 de março e a divulgação dos escolhidos será no dia 12 de março. (Da Redação)

Comentários